A ciência já comprovou que o cérebro é quem comanda o comportamento, mas o coração mantém há séculos a fama de símbolo do amor, dos sentimentos, pensamentos e valores humanos.

Ele é usado até para classificar o caráter de uma pessoa, que pode ter um “coração de manteiga”, de “pedra” ou, pior, ser gente “sem coração”. No campo das emoções, ele fica “partido”  por uma desilusão amorosa ou “sobe à boca’ em momentos de aflição ou medo.

Acredita-se que ele tenha assumido esse papel em muitas culturas por ser o único órgão do corpo que se pode ouvir e sentir pulsar. Afinal, a vida se vai quando ele silencia.

Em momentos de grande emoção, seus batimentos se alteram e podemos até sentir um aperto no peito quando tomamos um susto, sofremos alguma angústia ou passamos por um momento de euforia. A sensação é causada pela descarga de adrenalina, que faz a pressão arterial subir e acelerar o batimento cardíaco.

O certo é que, embora as experiências que vivemos sejam “traduzidas” pelo cérebro, todas elas afetam diretamente o coração.

300 gramas de músculo

Na fisiologia, ele nada mais é que um órgão muscular oco com o tamanho de um punho fechado e com cerca de 300 gramas de peso, localizado no meio do peito.

caminhar faz bem ao coraçãoi
Atividades físicas ajudam fortalecem a saúde cardíaca

O coração se contrai normalmente de 60 a 100 vezes a cada minuto, para impulsionar o sangue para o restante do corpo. Essa contração se dá de forma automática, por estímulos elétricos próprios, independente da nossa vontade.

Sua função é bombear o sangue oxigenado (arterial) dos pulmões para todo o corpo e direcionar o sangue desoxigenado (venoso), que retornou ao coração, até os pulmões, onde é oxigenado novamente.

Amigo do peito

Na medicina, o coração é especialidade do cardiologista, homenageado esta semana, em 14 de agosto, no Dia do Cardiologista. Ele é o médico especialista que diagnostica e trata as doenças dessa maravilhosa máquina de bombear a vida.

Hábitos saudáveis durante toda a vida,  uma receita para a saúde do coração

Se nunca foi a um cardiologista, é indicado fazer uma primeira consulta para saber se está tudo bem com seu coração, especialmente se há pessoas na família com problemas cardíacos, se está fora do peso ideal ou fuma.

Agora, se perceber palpitações, dores prolongadas no peito, falta de ar ou cansaço ao realizar pequenos esforços, não pense duas vezes, vá ao médico o mais rápido possível!

7 dicas para cuidar bem do seu coração

O Life’s Simple7, criado pela Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) e recomendado pela  Organização Mundial de Saúde (OMS),  estabelece sete práticas simples para quem quer garantir a saúde do coração. Adotar essas medidas pode evitar doenças graves, como o acidente vascular cerebral (AVC) e oinfarto, que são as maiores causas de morte no país.

Veja quais você já pratica e quais poderá incluir na sua vida a partir de agora:

Controle a pressão: A hipertensão é a doença crônica que mais mata no mundo. Ingerir menos sal e perder alguns quilos podem ajudar a controlar a pressão. Se isso não for suficiente, talvez precise utilizar medicamentos.

2

Controle o colesterol O colesterol é essencial para proteger as membranas das células, produzir vitamina D, fabricar dos hormônios sexuais e para vários outros processos importantes do organismo, mas em excesso pode se depositar nas artérias e formar placas. Manter uma dieta balanceada e praticar exercícios estão entre as recomendações para controlar o colesterol total e suas frações. Se várias pessoas da família possuem níveis altos pode haver ainda a influência genética. A utilização de medicamentos também pode ser necessária.

Diminua o açúcar no sangue Muito açúcar pode tornar o sangue viscoso e seu trânsito mais lento, o que facilita a formação de coágulos. Além disso, pode desregular a produção de insulina, levar à diabetes e ao sobrepeso. Por isso, fique de olho na glicemia e mantenha hábitos saudáveis para reduzir suas taxas.

4

Pratique atividades físicas Atividade física é literalmente um santo remédio. Em casos mais leves, os médicos, muitas vezes, abrem mão dos medicamentos e prescrevem uma prática esportiva para controlar o colesterol, a pressão e a glicose. Quando nos exercitamos, o coração se contrai em uma velocidade maior para levar oxigênio e nutrientes para os músculos, melhorando a circulação sanguínea e preparando o coração para situações de estresse. A atividade física também libera óxido nítrico, que reduz a tensão dos vasos.

5

Coma bem e direito Já foi comprovado que comer pelo menos duas vezes por semana peixes ricos em ômega-3, como o salmão e a sardinha, ajuda a proteger o sistema cardiovascular. Procure também comer todos os dias frutas, verduras, grãos e cereais. Capriche na receita. Quanto mais colorido for seu prato, mais variados serão os nutrientes você está ingerindo. E não esqueça de reduzir o consumo de sal e açúcar.

6

Fique de olho na balança O excesso de peso propicia o acúmulo de gordura no coração, colesterol e pressão elevados, descontrole da glicose e liberação de substâncias inflamatórias. Viu que para viver bem é preciso adotar um conjunto de hábitos saudáveis. Certamente, se você conseguir seguir as dicas anteriores, também conseguirá manter seu peso.

7

Abandone o cigarro Pesquisas dão conta que quem fuma sofre de três a cinco vezes mais problemas cardíacos. Nunca é tarde para abandonar o vício.

 

Conte com a gente: Proteja seu coração com Omega 3

Como você viu na dica 5, consumir  Omega 3 é excelente para o coração. Além disso, tem ação antiinflamatória e ajuda a reduzir os níveis de colesterol, sendo também um coadjuvante no tratamento da hipertensão. Ele faz parte dos tipos de gorduras insaturadas, que são benéficas ao organismo, mas que não são produzidas pelo nosso corpo e só podem ser obtidas pela alimentação ou por meio de suplementação.

Se você busca uma opção de qualidade para ter doses diárias de Ômega 3,  o Laboratório Buenos Ayres oferece o Ômega 3,  1.000 mg, com EPA 33 – DHA 22, em frascos com 60 cápsulas, quantidade ideal para um mês de uso. Para garantir a alta qualidade, o óleo de peixe é purificado e livre de mercúrio e metais pesados.

Aproveite nossa promoção: comprando 3 frascos, você ganha 15% de desconto!

 

O Laboratório Buenos Ayres

Com a mesma dedicação dos nossos antepassados, desde 1946, oferecemos os melhores produtos manipulados e a atenção farmacêutica que você merece.

Você sabia que temos uma equipe de 20 farmacêuticos dedicados? E que temos especialistas à sua disposição para ajudar nas escolhas mais adequadas para sua saúde e bem estar?

Quer falar com nossa equipe? Tem alguma questão? Alguma dúvida? Basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso contato!