Mande pra longe as doenças aventureiras

Quando estamos saudáveis, nossa imunidade funciona direitinho. Ela sabe diferenciar células, substâncias e moléculas que são do nosso corpo e as externas, que precisam ser combatidas. Mas, se em algum momento a imunidade se altera, por diversas razões, além de ficarmos mais expostos a adquirir infecções, também será mais difícil conseguir combatê-las.

Se a imunidade está baixa, começamos a apresentar alguns sinais e sintomas, como cansaço, baixa vitalidade, resfriados e outras infecções frequentes, como herpes, pneumonia, problemas de pele, dores de estômago, diarreias, queda de cabelo, micoses e outras.

Isso significa que as defesas do organismo, que têm a função de proteger o corpo da ação de vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes, não estão funcionando de maneira correta, ou seja, nosso sistema imunológico não está conseguindo cuidar de nossas defesas e manter microrganismos invasores bem distantes e neutralizados.

Estresse faz sua imunidade despencar

Sabia que o estresse é essencial para nossa existência? Em situações tensas, como quando ficamos com medo, nosso corpo aumenta a produção de adrenalina, noradrenalina e cortisol, conhecido como hormônio do estresse. O objetivo é nos preparar para enfrentar ou fugir do perigo. Esse mecanismo era vital quando vivíamos em cavernas e sofríamos ameaças de predadores.

Com a vida moderna, as tensões só se multiplicaram, quer para encarar o trânsito, pela iminência de ser assaltado, de perder o emprego, de sofrer um acidente, de não cumprir um prazo. Enfim, de não dar conta de tantas responsabilidades e tarefas. Resultado: o estresse praticamente se torna um problema crônico e os níveis de cortisol ficam constantemente elevados.

Altos índices de cortisol no sangue fazem aumentar a frequência de batimentos do coração, elevar os níveis de açúcar, diminuir a produção de insulina e comprimir os vasos sanguíneos.  Com o tempo, esse estado pode levar a problemas como obesidade, diabetes, hipertensão, infarto, alteração do sono, queda de cabelo, dores musculares e debilitar seu sistema imunológico.

Vale lembrar que existem outros os fatores que também alteram o nível de cortisol no sangue, como o uso de remédios corticoides por mais de 15 dias corridos, disfunções glandulares e tumores cerebrais.

Insônia, idade, clima….

O clima mais frio é outro fator comprometer a imunidade e deixar o organismo mais propenso a adquirir gripes e resfriados. Rinite, asma e bronquite também são bastante comuns nessa época.

Além das temperaturas mais baixas, o clima seco diminui a umidade do ar e provoca uma maior concentração de poluentes na atmosfera, ambiente que as doenças respiratórias adoram.

A insônia também é um veneno. Sem o sono reparador, que restaura nosso organismo e suas funções físicas e mentais, o sistema imunológico ficará comprometido e sem capacidade plena.

À medida que a idade avança o sistema imunológico também vai enfraquecendo.

Viva bem e reforce sua imunidade

Vários estudos comprovam que o “segredo” para evitar as doenças e manter a imunidade e a boa saúde do organismo é viver de maneira saudável, com uma alimentação equilibrada, atividade física regular, administrar o estresse, equilibrar as emoções e manter relações harmoniosas.  Parece difícil, mas você pode ir trabalhando isso aos poucos, sem se cobrar, buscando sempre fazer o que e da forma que mais gosta.

Se você tem resistência a frequentar uma academia, existem muitas opções para mexer o corpo: caminhe, corra, dance, pratique um esporte em grupo ou atividades que sejam prazerosas para você.

Mesmo que não queime lá muitas calorias, atividades como escrever, ler, ouvir música, tocar instrumentos, ter momentos de diversão e rir muito também exercem boa influência nas defesas.

Há evidências de que esvaziar a mente ajuda a reduzir quadros de inflamação, além de atrasar o envelhecimento das células. Que aderir à meditação?

Comer alimentos que controlam o açúcar no sangue, como ovo, abacate, brócolis, espinafre, peixe, aveia, amêndoa, castanha, leite e derivados ajuda a manter adequados os níveis de cortisol

Inclua na sua dieta alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, cenoura, acerola, caju e tangerina, que são antioxidantes, atuam contra o envelhecimento das células e reforçam suas defesas.

Durma mais. Durante o sono, o organismo ganha tempo para repor energia e reparar os danos do dia a dia, além de reduzir a tensão e inibir a produção de cortisol.

Apenas 15 minutos de sol por dia por dia são suficientes para sintetizar toda a vitamina D que o corpo precisa. Ela estimula a síntese depeptídeos que ajudam combater infecções

Tomar suplementos vitamínicos também pode ser necessário para suprir a carência de nutrientes e vitaminas e dar um reforço extra para  o sistema imunológico funcionar direitinho.

9

Cultivar relações harmoniosas com pessoas queridas, além de bons sentimentos como esperança, confiança e solidariedade, é um passo importante para manter a saúde em equilíbrio e as defesas fortalecidas. 

10

Também é possível recorrer a formulações manipuladas farmacêuticas elaboradas a partir de produtos naturais com ação comprovada para reforçar a imunidade

 

Pastilhas Imunoestimulantes de Cacau sem Açúcar

As Pastilhas Imunoestimulantes de Cacau sem Açúcar, do Laboratório Buenos Ayres são um bom exemplo. Elas contêm Timomodulina, um peptídeo com ação sobre as células sanguíneas e medula óssea, que promove a redução de radicais livres, protegendo o sistema cardiovascular, nervoso e imunológico. Produzida com cacau orgânico sem de açúcar, glúten, lactose e colesterol, rico em cobre, magnésio, ferro e fósforo que reforçam as defesas do organismo e melhoram a disposição.

Para adquirir ou saber mais, clique aqui ou na imagem abaixo.

 

 

Mas ainda podemos te ajudar mais!

Nós do Laboratório Buenos Ayres continuamos com a mesma dedicação dos nossos antepassados que, desde 1946, oferecemos os melhores produtos manipulados e a atenção farmacêutica que você merece.

Você sabia que temos uma equipe de 20 farmacêuticos dedicados? E que temos especialistas à sua disposição para ajudar nas escolhas mais adequadas para sua saúde e bem estar?

Existem vários outros ativos que podem ajudar melhorar a imunidade, como, por exemplo, Epicor, Montelucaste e Wellmune. Cada um deles tem indicação específica e depende de uma avaliação individual de saúde.

Quer falar com nossa equipe? Quer uma sugestão de formula individualizada? Basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso contato!