Conheça 10 flores que podem ajudar a sua saúde

Qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando é anunciada a chegada da primavera? Sim, flores, muitas flores. Elas estão presentes não só nos parques, ruas e jardins. A estação convida a abusar delas nos cabelos, nas roupas, nos perfumes, nos acessórios, na gastronomia e até nos cuidados com a beleza e a saúde.

A industrialização e o desenvolvimento tecnológico afastaram o homem da natureza, desestimulando muitos saberes antigos, que foram quase esquecidos, como é o caso do uso de ervas e flores para o nosso bem-estar.

Felizmente, estamos nos dando conta do quanto é valioso esse conhecimento,que nas últimas décadas vem sendo resgatado e amplamente estudado pela ciência e a medicina. Com isso, muitas propriedades terapêuticas das plantas foram se tornando cada vez mais conhecidas e comprovadas. Hoje, são muitas opções de plantas que podem manipuladas em laboratório para explorar seu potencial curativo.

Como oficialmente a primavera começa neste dia 22 de setembro,  nada como ressaltar algumas flores que, além de embelezar e perfumar os dias coloridos da mais alegre estação do ano, podem ajudar você a cuidar da sua beleza, bem-estar e saúde. Confira:

Camomila

A Camomila já é bem conhecida por seus benefícios. Seu chá consumido diariamente, por exemplo, ajuda a diminuir dores musculares, estresse, TPM, insônia, inflamação das vias urinárias, má digestão e até diarreia. Óleos, cremes e loções à base de camomila também são indicados para limpar e acalmar a pele, especialmente quando apresenta maior sensibilidade.

Calêndula

A composição da flor da Calêndula é rica em fitonutrientes e ativos que beneficiam a pele. A flor da Calêndula, pelo potencial antienvelhecimento, merece destaque.Sua propriedade antioxidante traz múltiplos benefícios, especialmente para a pele e, por isso, compõe vários produtos para peles sensíveis, inclusive para prevenir assaduras de bebês. Também é indicada para artrite, artrose, aftas entre muitos outras usos.

Rosa Mosqueta

O óleo da rosa mosqueta é um dos mais completos. Ele é rico em ácidos graxos, aminoácidos, vitaminas, sais minerais e vários outros componentes, que fazem dele um dos mais poderosos antioxidantes. Entre suas principais ações, destacam-se seu alto poder de regeneração dos tecidos e hidratação da pele. É bem recomendado para tratar cicatrizes pós-cirúrgicas e na cicatrização de pele afetada por queimaduras ou danificada pela radioterapia, ajudando a recuperar sua a elasticidade.

Rosa branca

As rosas brancas possuem propriedades adstringentes, calmantes, laxativas, anti-inflamatórias e depurativas. Por isso é um ingrediente muito empregadoem cosméticos para limpeza da pele. O chá de suas pétalas é recomendado como fonte calmante.

Jasmim​

As flores de jasmim são reconhecidas como um poderoso antioxidante e para reduzir o mau colesterol, propriedades que ajudam a desacelerar o envelhecimento, reduzir rugas e linhas de expressão e prevenir o risco de problemas cardíacos. Seu óleo essencial, além de um perfume muitoagradável, tem propriedades relaxantes, sendo muito muito indicado em massagens.

 

Amor-perfeito

Com propriedades anti-inflamatórias, antipirética, calmante, laxante, imunoestimulante e diurética, o amor-perfeito é recomendado principalmente para auxiliar em tratamentos de pele, com os antiacnes, e processos inflamatórios, como reumatismo. As flores podem usadas para fazer chás ou compressas na região afetada.

Um dos principais benefícios que essa planta traz, é que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e por isso mantém o coração saudável.

Por conter vitamina C é ótima para combater a gripe e age como um xarope expectorante. Se ingerido regularmente também funciona como um sistema de defensivo, prevenindo a tão temida gripe.

A planta tem propriedades fungicidas e bactericidas. Sua pomada pode ser aplicada tanto em ferimentos, pois auxilia na cicatrização e evita marcas, como em cima de micoses. Porém fique atento as melhoras do segundo caso, se houver complicações procure um médico.

Lavanda

A lavanda é também conhecida como alfazema. Seu perfume é muito aproveitado nas indústrias de essências para a fabricação de muitos produtos, como perfumes, cosméticos, aromatizantes e até produtos de limpeza. Para a saúde, a lavanda possui princípios ativos ação antifúngica, bactericida, cicatrizante, analgésica e sedativa e cicatrizante. Por isso é muito indicada para reduzir o estresse, a ansiedade e a dificuldade para dormir. Os seus efeitos podem ser aproveitados por meio de seu óleo essencial ou chá de suas pétalas.

Malva

Com propriedades emolientes, laxantes e expectorantes, é muito indicada para prisão de ventre,bronquite, ansiedade, insônia, coqueluche e problemas nas vias aéreas superiores. É também recomendada para uso externo em contusões e hemorroidas.

Hibisco

O hibisco é outra flor que tem grande potencial terapêutico, mas o hibisco comestível (Hibiscus sabdariffa), não o ornamental (Hibiscus rosa-sinensis), tão comum nos jardins do Brasil. Estudos têm comprovado seus efeitos como agente diurético, antimicrobiano, leve laxante e sedativo, além de combater a hipertensão, diminuir os níveis de colesterol e triglicérides, no tratamento gastrointestinal e de pedra nos rins, assim como para tratar danos no fígado.

Bougainvillea

Muito conhecida no Brasil como primavera, a Bougainvillea, além da beleza exuberante encontrada em 5 cores vibrantes, ela tem um grande potencial terapêutico, especialmente para o tratamento de úlceras e diarreias. Também tem função antimicrobiana.Além disso, pela presença do composto pinitol, exerce efeitos semelhantes ao da insulina, ajudando no controle da glicemia.

 

Fale conosco!

Nossa equipe farmacêutica está à sua disposição para orientar e esclarecer sobre o uso das matérias primas elaboradas a partir dessas  e de outras tantas flores.

Quer um hidratante com calêndula ou hamamélis? Quer saber se hibisco é o mais indicado para você? Ou alguma outra sugestão?

Basta preencher o formulário abaixo para solicitar atendimento!