Conheça a terapia Floral

A primavera e as suas flores mais uma vez nos inspiram a falar sobre um tema ligado à natureza e ao bem estar: a poderosa terapia com florais, feita a partir de essências extraídas de flores, com o objetivo de equilibrar as emoções de quem recorre a ela.

A terapia foi criada nos anos de 1930 pelo inglês Edward Bach, médico homeopata, bacteriologista e imunologista, que foi além de tratar os sintomas dos seus pacientes, passando a investigar o potencial das flores para atuar nas causas emocionais que geravam as doenças.

Depois dele, outros pesquisadores de várias partes do mundo também começaram a pesquisar as flores de seus países, o que deu origem a terapias com outras “famílias” de florais, como os californianos, australianos, de Saint Germain, do Alasca e outros.

O floral é uma formulação natural, sem contra indicações, e que pode ser utilizado em todas as fases da vida, tanto por pessoas quanto por animais. Além de essência de flores e água, pode conter uma pequena quantidade de álcool, que atua como conservante. Mas para uso por bebês, crianças e pets, o floral pode ser manipulado sem álcool.

O poder das gotinhas

A terapia floral busca transformar as emoções com o uso de uma ou a combinação de algumas essências, para reduzir ou mesmo eliminar quadros e sentimentos de estresse, depressão, pânico, desespero, culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, medo, ansiedade e preocupações que estejam causando sofrimento.

Vale lembrar que o floral não é um medicamento para curar uma doença estabelecida e, portanto, não substitui o tratamento médico convencional, mas vai ajudar a cuidar das causas emocionais que contribuem para o desenvolvimento de muitas doenças e que comprometem o bem estar das pessoas.

Qualquer pessoa pode se beneficiar dessa terapia em muitos momentos da vida, pois para cada vibração mental negativa, há uma essência que promove virtudes opostas, como alegria, coragem, tranquilidade, segurança, harmonia e muitas outras. Há também combinações para situações como luto, perdas e traumas, por exemplo.

As essências florais podem ser prescritas por especialistas que conhecem estudaram  os florais,  e que tenham condições  de acompanhar o  paciente, podendo ser um médico ou um terapeuta floral. Podem ser usados mesmo durante tratamentos com medicamentos alopático, homeopático, antroposóficos etc. Vale lembrar que seu médico ou terapeuta é a pessoa mais indicada para orientá-lo!

Quem pode fazer o tratamento

A indicação dos florais é feita pelo terapeuta floral ou médico, que fará um receituário individual, de acordo com a situação emocional ou física relatada. Eles beneficiam e são indicados a pessoas em todas as idades. Veja alguns exemplos:

  • Bebês agitados, nervosos, medrosos ou com cólicas
  • Crianças com problemas de convivência na escola, com os pais ou com os irmãos, superagitadas e hiperativas
  • Adolescentes com acne, rebeldes ou inseguros quanto aos relacionamentos, drogas e escolha de profissão
  • Adultos que necessitam apoio em situações tanto momentâneas ou persistentes
  • Famílias com dificuldade de relacionamento
  • Casais com problemas de relacionamento, em processo de separação ou separados

 

Os florais também estão sendo muito utilizados para animais. Eles podem ser grandes aliados para ajudar a equilibrar as emoções de seu pet, como hiperatividade, medo ansiedade, agressividade e até depressão do bichinho.

Ajudam o animal a lidar melhor com situações de estresse, com o afastamento do dono, medo de fogos de artifício, viagem, mudança de casa, chegada de um novo animal, aversão a banho, aversão a crianças, fase do cio e até resistência ao adestramento.

Conte com a gente

Nós, do laboratório Buenos Ayres, temos tradição e a garantia de utilizar as melhores matérias primas para manipular florais, inclusive para animais.