Por que é tão importante seguir à risca um tratamento

Um dos grandes fatores que determinam o controle ou mesmo a cura de doenças é o que a medicina chama de “adesão ao tratamento”, que se dá quando o paciente segue à risca todas as orientações para combater suas causas e sintomas.

Seguir um tratamento parece simples, mas a adesão aos tratamentos é um dos grandes desafios da medicina. Segundo a Organização Saúde (OMS), menos de 60% dos pacientes com diabetes e menos de 40% dos pacientes hipertensos seguem as prescrições, por exemplo.

Vale a pena mudar

Mais do que tomar a medicação na quantidade, no horário certo e pelo prazo que o médico prescreveu, a adesão ao tratamento envolve também mudanças de estilo de vida, como parar de fumar ou de beber bebidas alcóolicas, de acostumar-se com um tipo de alimentação e até de incluir atividades físicas na rotina. Enfim, não é fácil, mas vale a pena.  

Com força de vontade, foco e disciplina, sua saúde só tem a ganhar.

O mais importante é ter plena consciência dos benefícios que o tratamento lhe trará e, por outro lado, os riscos que se corre em interrompê-lo ou não segui-lo rigorosamente.

Parece que passou, mas…

O erro mais comum – e o pior deles – é achar que já ficou livre do problema e simplesmente parar de tomar o medicamento.   Em casos de infecções, em que há a necessidade do uso de antibióticos, por exemplo, há o risco de a doença voltar e seus agentes causadores adquirirem resistência aos medicamentos utilizados. Isso dificultará encontrar um novo tratamento.

Superbactérias

E por falar em resistência, a taxa de bactérias que não respondem a antibióticos vem aumentando a índices alarmantes em todo o mundo. As chamadas superbactérias são consideradas a próxima grande ameaça global em saúde pública pela OMS.

O uso incorreto ou abusivo de antibióticos é um dos fatores que favorece o aparecimento de superbactérias, que se tornam resistentes a eles, não restando praticamente alternativas de tratamento.

A OMS alerta que, se novas descobertas não forem feitas nas próximas décadas, as infecções causadas por bactérias resistentes a antibióticos serão a principal causa de morte no mundo a partir de 2050, com cerca de 10 milhões de vítimas por ano.

Hora certa

Não respeitar os horários é outra dificuldade para grande parte das pessoas, mas tomar o medicamento na hora certa garante que a concentração da substância ativa esteja controlada para agir no organismo na proporção ideal para combater o problema durante o tempo previsto e não causar outros transtornos à saúde.

Para não esquecer, a dica é utilizar alarmes e até aplicativos, que ajudam a “gerenciar seu tratamento”, especialmente quando há necessidade tomar mais de um medicamento em horários diferenciados.

Interação prejudicial

Caso já faça uso de mais de um medicamento, informe ao médico. Isso é muito importante, pois muitos ativos, se tomadas juntos, podem prejudicar a ação de um ou de ambos ou causar efeitos indesejados, como mal estar, vômito e até intoxicação.

A relação entre os horários de tomar o medicamento e das refeições também deve ser respeitada. Alguns medicamentos precisam necessariamente ser tomados logo após as refeições e outros nos intervalos entre elas.

Procure saber também se o medicamento que está tomando possui alguma dieta específica.

Duro de engolir

Algumas pessoas têm dificuldade de engolir cápsulas e, por isso, as abrem para tomar só o conteúdo. Isso também é um erro, pois, em muitos casos, as cápsulas servem para proteger a boca e o esôfago da substância ativa para que ela se dissolva apenas no estômago.

A manipulação é também uma alternativa importante para reunir dois ou mais ativos em um único medicamento,  tanto para facilitar o tratamento como para ajustar a dose quando a necessidade é diferente da oferecida pelos medicamentos à venda nas farmácias.

Hoje temos à disposição uma ampla gama de formas farmacêuticas, como cápsulas menores, saches, gomas, pastilhas ou spray sublinguais,  shakes, sopas e até chocolate, por exemplo. Elas podem se adequar aos diversos estilos ou preferencias de cada paciente. Converse com seu médico.

Se quiser mais orientações, fale com nossa equipe farmacêutica:

 


 

Homenageie seu Médico!

Aproveitando, vale lembrar que nesta semana, no dia 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico.

A data foi escolhida por ser o Dia de São Lucas que, de acordo com alguns relatos, teria estudado medicina e dedicado sua vida a cuidar da saúde das pessoas.

Que tal homenagear este profissional tão importante na vida de todos nós?