Sorrir faz bem 

Ao dar de encontro com um sorriso, não resista, contagie-se, sorria de volta e siga sorrindo e também contagiando. Eita delícia que é sorrir! Um sorriso combate a depressão e o estresse, diminui a pressão arterial, melhora a digestão, desintoxica o organismo, espanta a dor e até deixa a pele mais bonita!

Mais do que manter o hálito puro, o sorriso bonito e prevenir problemas como cárie, gengivite, tártaro, periodontite e outras doenças da boca, a higiene bucal é um dos mais fundamentais e baratos compromissos que você assume com seu bem-estar e sua saúde.

Se falta motivação para levar à risca os bons hábitos com seus dentes, fique sabendo que 90% dos problemas bucais podem ser evitados com uma boa escovação e o uso do fio dental, principalmente a cárie, problema que, segundo Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma das doenças mais comuns do mundo e que atinge quase 100% dos adultos.

Placa de bactérias

A higiene bucal mal feita leva inicialmente ao acúmulo da placa bacteriana ao redor do dente. Além da cárie, com passar do tempo, ela pode provocar as chamadas doenças periodontais, levando à inflamação da gengiva e dos tecidos e ossos sustentam o dente – e, em casos mais graves, podem resultar na perda de dentes.

Além das questões estéticas, a falta de um ou vários dentes acaba por provocar outras alterações na saúde, como na articulação da mandíbula e até digestivos. Com a mastigação inadequada os alimentos chegam em pedaços maiores ao estomago, o que dificulta a tanto a digestão quanto a  absorção de nutrientes.

Coração em risco

Especialistas já realizaram vários estudos e os resultados demonstraram que as doenças periodontais, que causam sangramento, pois favorecerem a entrada de bactérias na corrente sanguínea e podem causar infecções ou inflamações.

Ao se instalar nos tecidos e válvulas do seu coração, pode ocorrer a endocardite infecciosa. Ela  acontece geralmente com pessoas que já apresentam doenças cardiovasculares, nas quais os vasos sanguíneos ficam estreitos ou completamente bloqueados, o que pode levar a um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Muitas ameaças

Uma simples gastrite também pode ter relação ou ser influenciada pela saúde bucal deficiente.  Se houver relação com a saúde bucal, o tratamento deve ser multidisciplinar entre dentista e gastroenterologista. 

Em agosto deste ano, foi divulgada uma pesquisa da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, relacionando doença periodontal ao câncer em mulheres mais velhas, especialmente o de esôfago e de vesícula. Os pesquisadores acompanharam durante oito anos mais de 65 mil mulheres, com idades entre 54 e 86 anos.

Stress e seus dentes

Os hábitos impostos pela vida moderna também podem afetar a saúde bucal.  A tensão provocada pelo estresse pode impedir que algumas doenças bucais se recuperem ou ainda que outras venham a surgir, como é o caso do Bruxismo.

O bruxismo pode aparecer em momentos de raiva ou ansiedade, quando, ao passar por momentos desconfortáveis ou angustiantes, a pessoa range os dentes involuntariamente – durante ou dia ou nos períodos de sono.

O problema deve ser resolvido o quanto antes, geralmente me parceria entre o dentista e um psicoterapeuta, pois os dentes podem sofrer desgastes em determinados pontos do esmalte e da dentina, pondo em risco não só o sorriso, como também o formato do rosto.

Não tem mais desculpa

Como cuidar dos dentes é mais importante para o organismo do que muita gente imagina, vale incluir também a relevância de visitar o dentista a cada seis meses ou quando sentir que algo não vai bem com a saúde de sua boca.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil tem o maior número de dentistas no mundo. São mais de 280 mil profissionais supercompetentes e com muito mais recursos para ajudar a manter a saúde de seus dentes em dia.

 

Sem sofrimento

São muitos os tratamentos disponíveis, com procedimentos mais rápidos, praticamente sem dor e a um custo significativamente inferior em relação há alguns anos.

Atualmente, o CFO reconhece 23 especialidades, que vão da odontopediatria, para cuidar da primeira dentição até as com complexas ortondontia, endodontia e implantodontia, ortopedia funcional dos maxilares e a patologia bucal e muitas outras.

Além disso, o dentista também é habilitado a realizar práticas integrativas e complementares à saúde bucal, como acupuntura, fitoterapia, terapia floral, hipnose, homeopatia e laserterapia.

Quer falar com nossa equipe farmacêutica e saber como cuidar de aftas e feridas na boca? Preencha o formulário abaixo!