Veja como dar um tombo nos níveis de açúcar no sangue

Se a informação é a melhor forma de buscar maneiras de levar uma vida mais saudável, neste post vamos falar de uma das mais comuns ameaças à sua saúde: o diabetes, causado pela insuficiência de insulina, que aumenta os níveis de glicose no sangue e que pode causar vários problemas em todo o organismo.

Números assustam

Considerada uma das epidemias do século 21, até 2040 o número total de pessoas diagnosticadas com a doença no mundo chegará a 642 milhões – 10,4% da população mundial, segundo a Federação Internacional de Diabetes.

No Brasil,  pesquisa do Ministério da Saúde revela que o número de pessoas diagnosticadas com diabetes cresceu 61,8% na última década, atingindo 8,9% de toda a população brasileira.

Dois tipos

Existem dois tipos de diabetes. A do tipo 1, que corresponde a menos de 10% de todos os diagnósticos,  é mais comum entre crianças, adolescentes e adultos jovens. Nesses casos, o sistema imunológico é quem ataca as células do pâncreas que produzem a insulina, como se fosse um corpo estranho.

Já o diabetes tipo 2, que é mais frequente entre adultos acima dos 40 anos, tem grande relação com herança familiar e com o  acúmulo de gordura ao redor e no interior dos órgãos. As células gordurosas produzem substâncias inflamatórias que dificultam a ação da insulina.

Obesidade é fator de risco

Só para se ter uma ideia de como o sobrepeso e a obesidade são grandes ameaças, não é por acaso que a mesma pesquisa do Ministério da Saúde  mostrou que a obesidade cresceu 60% nos últimos dez anos, de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, praticamente a mesma proporção de aumento dos casos de diabetes.

Os riscos para desenvolvimento do diabetes começam a aparecer a partir do sobrepeso, mas merecem maior atenção em casos de obesidade de grau 1, como o IMC (Indice de Massa  corporal) acima entre 30 e 34,9.

O excesso de peso leva a um aumento da produção de insulina pelo pâncreas. A partir daí, este excesso pode ocasionar o que é chamado de “resistência insulínica”,  uma situação onde organismo tem uma quantidade maior de insulina mas ela não funciona de forma adequada.

 

 

Nem sempre há sintomas

A maioria dos diabéticos não apresenta qualquer sintoma. Geralmente, quando eles aparecem é sinal de que já causou complicações. Por isso, é muito importante você fazer exames periódicos para conferir como está sua taxa glicêmica.

Se identificar um ou mais desses sinais e sintomas, procure um médico: aumento na frequência e volume de urina, despertar noturno para urinar, sede excessiva, aumento de apetite, perda de peso, cansaço excessivo, fraqueza, tonturas e piora da visão.

Consequências

O grande problema do diabetes é ser uma doença traiçoeira, pois costuma causar e agravar muitas outras doenças. Quando não controlado, ele pode alterar as funções circulatórias, levando ao acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Por isso, hipertensão e alterações do colesterol e triglicérides são mais comuns nos diabéticos e representam fatores de risco para infarto, AVC e insuficiência renal.

O Diabetes também pode afetar os olhos e levar à cegueira. Também é causa de impotência sexual, dificuldade de cicatrização, aumento do risco de úlceras e insuficiência vascular nos membros. .

A doença não tem cura, mas pode ser controlada. Por isso é fundamental acompanhamento médico e tratamento contínuo.

É possível prevenir

Embora os fatores genéticos tenham grande peso na manifestação da doença, o diabetes do tipo 2 pode ser prevenido com a manutenção do peso,  bons hábitos alimentares, especialmente com vegetais ricos em fibras – que ajudam na redução da absorção da glicose –  e uma rotina de atividades físicas.

alimentação saudavel também previne diabetes

O termo pré-diabetes é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de Diabetes Tipo 2. Obesos, hipertensos e pessoas com alterações nos lipídios estão no grupo de alto risco.

Esse estágio pré-diabetes é especialmente importante por ser a única etapa que ainda pode ser revertida ou mesmo que permite retardar a evolução para o diabetes e suas complicações.

Ativos poderosos

Além disso, há estudos que comprovam a eficácia de nutrientes específicos, recomendados como complementares a outros tratamentos para obesidade ou em associação com dieta balanceada e exercícios físicos.

Conheça as tres sugestões da nossa equipe farmacêutica e discuta com seu médico ou nutricionasta sobre eles.

 

Clique na imagem para comprar

Berberine

Melhora a sensibilidade à insulina e facilita o transporte da glicose intracelular permitindo ao organismo utilizar melhor os açúcares e a insulina, baixando assim o nível de glicose no sangue.  Também reduz os níveis de triglicéridos e colesterol LDL. Este conjunto de propriedades permite comparar a berberina à molécula de metformina, uma substância muito utilizada em farmácia no tratamento da diabetes de tipo II e do excesso de peso associado ao metabolismo da glicose. 

 

 

Clique na imagem para comprar

DM-II – Dinicocisteinato de Cromo

O cromo é um elemento essencial sendo considerado um dos principais minerais necessários ao equilíbrio do nosso organismo. Sua deficiência pode contribuir para patologias como a resistência à insulina e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Por isso, a suplementação de cromo na forma de dinicocisteinato de cromo (CDNC) é amplamente utilizado pela população de pacientes diabéticos, com bons resultados. 

 

 

Clique na imagem para comprar

Active Sweet Wood Extract

Extrato padronizado de Canela com atividade na melhora da sensibilidade à insulina estimulando o receptor na parede das células. Possui ação antioxidante – com redução do stress oxidativo e alteração da glicemia de jejum alterada. Também é capaz de reduzir significantemente o açúcar no sangue e melhorar a taxa de colesterol (LDL e triglicerídeos). Controla ainda a compulsão por doce e acelera o metabolismo, auxiliando na  perda de peso corporal. 

 

 

Quer mais sugestões para cuidar da saúde?

A equipe farmacêutica do Laboratório Buenos Ayres está sempre à sua disposição.

Basta preencher o formulário abaixo para solicitar atendimento farmacêutico: