Sol: exponha-se mas não se queime 

Um dia ensolarado nos deixa de bom humor e, sem dúvidas, o sol trás inúmeros benefícios para nós, seres humanos: estimula a síntese de vitamina D e a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, combate a depressão, ajuda a reforçar o sistema imunológico, melhora o sono, a digestão e o metabolismo, entre tantos outros pontos positivos.

E nós brasileiros somos um dos povos com maior exposição solar anual do planeta. Mas um dado assusta: o câncer de pele é o tipo de tumor mais comum no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, que registra cerca de 176 mil novos casos anualmente.

Por isso a SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza anualmente a Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, chamada Dezembro Laranja cujo tema este ano é se exponha mas não se queime, para educar o público sobre a necessidade de proteção adequada contra o sol.

 

Hábitos simples desde a infância

A SBD explica que os hábitos cotidianos são muito importantes para prevenção ao câncer de pele e indica ainda que o diagnóstico precoce da doença permite o tratamento e a cura do problema.

É importante estar sempre atento também à proteção solar das crianças porque a maior parte dos melanomas em adultos está relacionada com as queimaduras solares sofridas ainda na infância.

Vale lembrar que é na infância que se formam os hábitos que levamos para a vida toda. Então, aprender desde cedo sobre proteção solar passará a ser um hábito tão simples ou natural quanto escovar os dentes. Então, leve isso a sério porque prevenção na infância é sinônimo de segurança na vida adulta.

Veja a lista de hábitos cotidianos recomendados:

– Roupas que cubram bem o corpo

– Chapéus com abas largas

– Óculos de sol com lentes UV

– Filtro solar diariamente, antes de sair de casa.

– Respeitar horários e evitar exposição ao sol entre 10 e 16 horas

 

Consulte sempre o Dermatologista

É importante uma visita Periódica ao dermatologista pois só ele pode realizar o exame e o diagnóstico do problema através do exame de imagem que observa as camadas mais profundas da pele e possibilita a detecção de qualquer alteração ou tumor, por menor que ele seja.

As consultas podem ser anuais para as pessoas sem histórico familiar de câncer da pele. Porém, para as demais, que possuem algum histórico, a orientação é para que as consultas sejam semestrais.

Escolha adequadamente o Filtro Solar

Para atender as mais diversas necessidades, os protetores vêm evoluindo e hoje você conta com opções combinam em cheio com o seu jeito de levar a vida e com cada momento. Veja algumas delas:

 

Protetor solar Facial FPS 30

Desenvolvido pela equipe do Laboratório Buenos Ayres, é indicado para pele muito sensível e oferece alta proteção.

Não contem óleos em sua composição, é parabeno-free e  dermatologicamente testado.

Clique na imagem para comprar

 

 

 

 

Protetor Solar SunTech FPS 30 

Para atletas e amantes dos esportes ao ar livre,  garante  proteção contra os raios UVA e UVB e até 5 horas de resistência na água. Possui a tecnologia Grip System, um sistema “antiderrapagem” que promove aderência entre os atletas e seus equipamentos esportivos, mesmo em esportes aquáticos.

Clique na imagem para comprar

 

 

 

Proteção também contra os mosquitos 

Proteção dupla é o que oferece o Repelente Nutripele com FPS 30. Além de proteger você e sua família dos mosquitos da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela , também garante proteção contra os raios UVA e UVB com Silasoma Mea, protetor microencapsulado hipoalergênico,  livre de óleo, que não obstrui os poros e não é absorvido pela pele.

Clique na imagem para comprar 

 

 

 

Consulte nossa equipe farmacêutica

Existem alguns ativos farmacêuticos que são conhecidos como ‘protetores solares em cápsulas’. São aliados do organismo e coadjuvantes na proteção aos danos solares quando usados em conjunto com os protetores.

O Polypodium leucotomos, por exemplo, atua combatendo o estresse oxidativo causado pela radiação nas células, que também auxiliam a retardar o envelhecimento cutâneo.Além dele há também Picnogenol, Betacaroteno, Licopene e Luteina. Todos esses ativos podem ser manipulados em cápsulas e a recomendação é que o tratamento comece uma ou duas semanas antes do período programado para  exposição ao sol.

Quer saber mais? Preencha o formulário para solicitar atendimento da nossa euipe farmacêutica.