Felicidade é um conceito bastante subjetivo, para o qual existem muitas definições, começando pela filosofia, passando pelas religiões e chegando também ao campo cientifico, pois ela é estudada também pela psicologia e pela psiquiatria. Sigmund Freud, o pai da psicanálise, defendia que todas as pessoas são movidas pela busca da felicidade.

Mas, qual é o segredo da felicidade? Essa pergunta motivou uma equipe de Harvard a desenvolver um estudo por mais de 75 anos, chamado de Study of Adult Development (ou, numa tradução simplista, Estudo do Desenvolvimento Adulto). Esse projeto acompanhou a vida de 700 pessoas, que foram entrevistadas periodicamente sobre trabalho, vida pessoal e saúde, desde a adolescência até a velhice, com monitoramento de exames médicos.

Os dados da pesquisa foram divulgados em 2016 e de acordo com o psiquiatra Robert Waldinger, diretor do estudo, a principal conclusão sobre a chave para ser feliz e saudável é ter boas relações interpessoais. Ele cita como relacionamentos não necessariamente apenas aquele com  parceiro conjugal, mas também com família e amigos. Mas um  relacionamento sólido não e, necessariamente,  sinônimo calmaria porque as relações podem – e devem – passar por altos e baixos. Para o pesquisador, o que importa é que as pessoas sintam que podem contar com o outro nos momentos difíceis.

Riso e simplicidade

Uma receita rápida para unir pessoas e  aumentar a intimidade é o riso. Um riso compartilhado tem o poder de ampliar a felicidade, desencadeando também mudanças físicas saudáveis ​​no organismo. O humor e o riso fortalecem o sistema imunológico, aumentam sua energia, diminuem a dor e protegem contra os efeitos nocivos do estresse.

Há uma frase, atribuída ao escritor Frances Alfred Montapert, que afirma que “o bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior…”

Com certeza há coerência nesse pensamento. A Dinamarca, considerada o país mais feliz do mundo de acordo com a ONU, possui o termo Hygge em seu vocabulário. Esse termo, sem uma tradução em outras línguas do mundo (assim como a nossa palavra saudade)  tem seu significado ligado a sentimentos, alma, bem estar e aconchego. Sentar-se em frente à lareira e apreciar uma bebida quente,  reunir-se com família e amigos, não seguir regras extremamente rígidas e ter um tempo para si mesmo são algumas das descrições que definem a palavra Hygge.

Baseados nessas informações, fizemos uma lista de 10 atitudes positivas para te ajudar na busca pela felicidade: 

  • Alegre-se com as pequenas coisas que acontecem no seu dia a dia
  • Valorize as conquistas
  • Enumere suas qualidades
  • Lembre-se do que lhe foi prazeroso
  • Cultive amizades
  • Combata o sentimento negativos
  • Reconheça que ser é melhor do que ter
  • Transforme um problema num desafio a ser enfrentada
  • Procure ver o lado positivo de cada acontecimento
  • Cultive o bom humor e sorria sempre

Bom humor em cápsulas

Uma ajuda extra para equilibrar o humor é sempre bem-vinda!  Nossa equipe farmacêutica sugere o 5-HTP em cápsulas.

Extraído da Griffonia Simplicifolia, o Hidroxitriptofano é o precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, que regula o humor e a ansiedade

Quer outras sugestões? Nossa equipe está sempre à disposição para atender nossos clientes. Basta preencher o formulário abaixo: