Fatores genéticos têm uma importância bem menor do que se imagina

A expectativa de vida do brasileiro vem subindo gradativamente e hoje ela é de 75,8 anos! Até 2050, as expectativas do IBGE indicam que quase 30% da população do Brasil estará na faixa etária com 60 anos ou mais, ultrapassando o percentual de crianças de 0 a 14 anos.

Mas, por que esses números são importantes? Porque, fisiologicamente, o envelhecimento humano tem início aos 30 anos…

Mas como envelhecer com qualidade de vida e saúde? Muito diferente do que se imagina, fatores genéticos influenciam apenas 20% na longevidade: os outros 80% estão ligados aos hábitos de vida.

Velhice X maturidade?

O famoso líder espiritual indiano Osho, em seu livro “Maturidade – a responsabilidade de ser você mesmo”, comenta que as pessoas pensam que envelhecer é se tornar adulto. Segundo ele, envelhecer pertence ao corpo e comenta “Todo mundo está envelhecendo, todo mundo ficará velho, mas não necessariamente maduro. A maturidade é um crescimento interior”, diz no livro.

Xô doença!

Envelhecer, então, é inevitável. Mas cuidar da saúde não pode ser facultativo e velhice não é, definitivamente, sinônimo de doença! Temos que fazer do cuidado com a saúde um hábito cultivado desde a juventude, para enfrentar o período da maturidade com mais tranqüilidade.

Ainda assim existem  algumas patologias que apresentam maior incidência  e freqüência no grupo dos idosos, como da hipertensão arterial, insuficiência cardíaca,  doença vascular cerebral, mal de Parkinson, dificuldade de mobilidade e dos transtornos de equilíbrio, depressão, catarata e até a incontinência.

E já que 80% da nossa saúde na idade avançada depende de escolhas da juventude, vamos à uma lista para ajudar nessa caminhada:

  • Aprenda: uma educação continuada, um novo aprendizado e o desenvolvimento de novas habilidades  para permanecer ativo e relevante na sociedade.
  • Socialize: parcicipe  ativamente da sociedade, tenha amigos, faça novos amigos e busque contato com gerações mais novas
  • Atitude positiva:  tenha sempre atitudes positivas diante da vida porque qualidade de vida é ser capaz de cuidar do próprio corpo.

Uma ajuda extra sempre faz bem

Nossa equipe farmacêutica tem duas sugestões para você que já chegou à maturidade: O Omega 3 e a Cúrcuma!

 

O Omega 3 até já foi apelidado de “gordura do bem”, de acordo com a Revista Saúde da Editora Abril.

Sua ação mais reconhecida é a antiinflamatória, mas tem excelente efeito cardio-protetor, sendo importante também para manutenção das funções cerebrais.

 

 

Já a Cúrcuma Longa, ou Açafrão-da-Índia, exerce efeito benéfico sobre os transtornos de ansiedade e distúrbios de humor. Tem ação neuroprotetora e pode ser utilizada como um coadjuvante no tratamento da depressão.

Seu potencial antidepressivo, pode se atribuído à inibição da monoaminoxidase (MAO), bem como sua atividade sobre os sistemas serotoninérgico, noradrenérgico, dopaminérgico e o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

Nossa equipe à sua disposição

Quer outras sugestões? Nossa equipe está sempre à disposição para atender nossos clientes. Basta preencher o formulário abaixo: