Ahh os amigos… Sabia que a amizade também faz bem para a saúde?

Como diz uma frase famosa: “A amizade é um amor que nunca morre”.

Desde a infância e – porque não – até o fim das nossas vidas, eles estão sempre presentes. Basta puxar pela memória e voce perceberá que grande parte da sua história, desde as grandes conquistas e até mesmo aqueles momentos difíceis, foram compartilhados com nossos  amigos.

De infância, da escola, da academia, do bairro, do prédio, do clube, da balada ou do trabalho: não importa de onde. O que importa é ter amigos! Escolhidos a dedo ou impostos pelo acaso, eles são o combustível para enfrentarmos os desafios do dia-a-dia, dividindo experiências boas e ruins já que uma das necessidades naturais de todo ser humano é repartir experiências e sensações.

A amizade rompe as fronteiras do preconceito e torna-se essencial, seja entre colegas, vizinhos, pais e filhos, irmãos, namorados ou marido e mulher. É a experiência humana que mais nos eleva, nos fazendo crescer em compreensão, empatia, reciprocidade, entrega e confiança mútua.

E o seu corpo agradece: ter amigos traz benefícios tanto para a saúde mental quanto física. Até a ciência comprova as vantagens de ter amigos como, por exemplo, nos livrar de problemas relacionados à depressão, ao tédio e tantos outros:

Amizade e Saúde

Risco menor de doenças – Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, identificaram que pessoas muito solitárias ao longo da vida tendem a ser mais indefesas, ter noites ruins de sono e sofrer mais com as complicações enfrentadas ao longo da vida, como o estresse. Outro estudo americano, publicado no Journal of the American Medical Association, apontou uma relação entre solidão e o risco maior de ter doença de Alzheimer.

Vida mais longa – Seus amigos mal devem imaginar, mas a presença deles melhora 50% a chance de você viver mais. O dado vem de pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA. Segundo eles, quem passa grande parte da sua vida sem interações sociais tem um grande prejuízo relacionado à longevidade.

Saúde para o coração – Vínculos afetivos estimulam as emoções positivas, e elas influenciam nos batimentos cardíacos. Um estudo da Universidade Columbia, nos EUA, mostrou que pessoas normalmente felizes, entusiasmadas e satisfeitas têm menos chance de serem depressivas e apresentam um risco 22% menor de ter infarto ou desenvolver doenças cardíacas.

Amizade e vida pessoal

Um estudos publicado no periódico norte-americano Personality and Social Psychology concluiu que ter amigos é o segredo em comum das pessoas consideradas bem-sucedidas tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

  • Conviver com pessoas desenvolve habilidades necessárias para trabalhar em equipe, como paciência, capacidade de comunicação e de ouvir o outro. Conhecer pontos de vista distintos também expande o seu repertório de argumentos e de soluções criativas para os desafios diários.
  • Quanto melhores nossos relacionamentos, mais somos fortes emocionalmente, pois encontramos apoio para superar as adversidades da vida e realizar sonhos.
  • Construir amizades no trabalho, desde que sejam verdadeiras, aumenta a satisfação com o emprego e ajuda a lidar com a tensão do ambiente e a superar eventuais momentos de crise. Também melhora a produtividade e até eleva o grau de satisfação.
  • A prática de se relacionar e manter amizades ajuda a amadurecer e isso serve principalmente para as crianças. De acordo com um estudo da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, apenas um amigo de verdade já é suficiente para ajudar os pequenos a se desenvolverem psicologicamente ficando longe da depressão, da baixa autoestima e da ansiedade.

Abrace seu amigo hoje!

“Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver, 8 abraços por dia para nos manter e 12 abraços por dia para crescer”. Essa famosa frase da psicoterapeuta Virginia Satir resume o quanto o abraço é importante em nossas vidas.

Tem coisa mais gostosa do que dar e receber um abraço?! Ele tem o poder de promover o bem estar e a satisfação imediata principalmente quando a troca é com pessoas que gostamos. É uma das formas mais simples de se conseguir aumento da ocitocina, hormônio naturalmente produzido pelo corpo e muitas vezes apelidado de “hormônio dos vínculos emocionais” e “hormônio do amor”.

Segundo especialistas, esse hormônio reduz o grau de estresse, ansiedade, pressão arterial, frequência cardíaca e causa um aumento da produção de endorfinas que fortalecem o sistema imunológico do corpo. Um abraço dura em média 3 segundos. Pelo menos foi isso que a psicóloga Emese Nagy, da Universidade de Dundee, na Escócia, constatou.

Acontece que esses 3 segundos não são regra, na verdade, quanto mais demorado, melhor, de acordo com outro estudo desenvolvido pelos pesquisadores Lena M. Forsell e Jan A. Åström, publicado no jornal Comprehen Sivephysiology, explica que abraços demorados trazem benefícios à saúde e te deixam mais feliz.

As (várias) origens do Dia do Amigo

O dia escolhido foi inspirado na chegada do homem da lua. Motivo que levou o médico Argentino Enrique Ernesto Febbaro, no dia 20 de Julho de 1969, enviar cerca de 4000 cartas, com a pretensão de criar o dia do amigo.

Sua atitude mobilizou muitos países, com idiomas diferentes, para que se unissem a ele nesse propósito, pois acreditava que tal feito, era digno de total consideração, e que a partir dessa conquista as barreiras nas relações humanas seriam rompidas.

Inicialmente a data foi comemorada na Argentina, Febbaro promoveu uma festa envolvendo todos os Argentinos, posteriormente o Uruguai também aderiu à comemoração, em seguida o Brasil e Moçambique.

Apesar de existir outros dias destinados a celebrar as amizades, como o dia 18 de abril, que apesar de não ser data oficial, é no Brasil de forma popular, reconhecida como Dia do Amigo

Porém, para muito além de uma data pré-determinada, o mais importante celebrar a amizade e agradecer pelos amigos que temos! Aproveite e abrace um amigo hoje!

Promoção

E para celebrar a amizade, a equipe Buenos Ayres lança uma promoção deliciosa nas redes sociais, tanto no Facebook quanto no Instagram. Curta a foto oficial e marque um amigo porque ambos concorrem a uma caixa com 30 unidades de bombons funcionais com chocolate 50% cacau, com adição de ativos para ajudar na manutenção da saúde e do seu amigo com muito sabor. E você escolhe qual deles vai levar para casa!

Pensando em perder medidas? O Bombom da boa forma com Morosil deve ser a sua escolha. Extraído da laranja Moro, originária do mediterrâneo, Morosil auxilia na redução da gordura abdominal, no emagrecimento e ainda auxilia na saúde de maneira geral com seu efeito antioxidante.

O Bombom da felicidade com 5HTP- Griffonia pode te ajudar a regular o humor e a e ansiedade. O Ativo atua ainda na serotonina, um dos responsáveis pelo controle do apetite, sendo indicada para inibir a vontade de comer doces, sendo bom coadjuvante no combate à obesidade. Também aumenta síntese de melatonina e em pacientes com fibromialgia.

Para trazer benefícios à pele a indicação é o Bombom da beleza com Verisol, que contém biopeptídeos de colágeno para atuar nas camadas mais profundas da pele, de dentro para fora. Ele é capaz de restabelecer o metabolismo das células, suavizar rugas, retardar os sinais do envelhecimento, aumentar a elasticidade e firmeza da pele. Atua também fortalecendo cabelos e unhas!

E ainda temos o Chocolate antiox com Resveratrol, um antioxidante encontrado na uva que, além de retardar o envelhecimento das células combatendo os radicais livres, auxilia ainda na prevenção de doenças do coração, combate a fadiga, aumenta o rendimento físico e diminui estresse e depressão.

Não perca tempo! Corre lá:

  Buenosayres.lab

 Buenosayres.lab

 

Estamos sempre à sua disposição

Tem alguma duvida e quer falar com a equipe farmacêutica? Então basta preencher o formulário abaixo para que nossa equipe entre em contato:

 

 
 


 

 

 

 

 

41 / 45
WordPress Theme built by Shufflehound. Laboratório Buenos Ayres
CNPJ: 60.853.694/0001-31
Rua Sergipe, 120, Consolação, CEP 01243-000, São Paulo-SP
RT: Marisa Marques, CRF 12246