Você com certeza já sabe que no próximo domingo, 13 de maio, será comemorado o Dia das Mães, uma das datas mais significativas e emotivas do nosso calendário.

Essa data tornou-se sinônimo de afeto, carinho e remete a uma série de sentimentos nobres como o reforço dos vínculos familiares, já que geralmente as famílias se reúnem com o objetivo de prestigiar as mães.

E não é de hoje que o Dia das Mães é homenageado

Os mais antigos povos da Idade Média já celebravam o Dia das Mães de formas variadas, cada um com suas crenças e costumes, relembrando suas figuras maternas e progenitoras. Da Grécia Antiga, aos povos romanos, passando pelo cristianismo até a Inglaterra no século XVII todos, de alguma forma, comemoravam o Dia das Mães.

Mas de fato o Dia das Mães começou …

Tudo começou no ano de 1905, quando a mãe de Anna Jarvis faleceu na cidade de Grafton, no Estado de Virgínia Ocidental. Anna, com algumas amigas, começou uma campanha para mostrar às outras crianças e jovens o quão importante era a figura da mãe.

Em 10 de maio de 1908, Anna conseguiu que a Igreja Metodista Andrews, de Grafton, celebrasse um culto em homenagem às mães. Esse acontecimento chamou a atenção do governador da Virginia que, no ano de 1910, chegou a definir o dia 26 de abril como o dia oficial do Estado em homenagem às mães. O gesto do governador estimulou outros representantes a fazerem o mesmo em seus estados. Esse fato, por sua vez, influenciou também o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson.

Wilson, orientado diretamente pela própria Anna Jarvis, estabeleceu a proposta de que o Dias das Mães fosse comemorado no segundo domingo de maio. Essa data oficializou-se em 1914 e logo se tornou internacional, sendo acatada também por outros países, entre eles o Brasil.

Dia das Mães no Brasil

Aqui em terras brasilis o primeiro Dia das Mães foi promovido pela ACM – Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 1918. Mas somente em 1932 essa data foi oficializada no país todo, pelo então então presidente Getúlio Vargas. Em 1947 o segundo domingo de maio passou a fazer parte também do calendário oficial da Igreja Católica.

Dados e curiosidades

O Brasil tem 67 milhões de mães, segundo pesquisa do Instituto Data Popular (2015), com idade média de 47 anos.

De acordo com a pesquisa, as mães do século 21 são menos conservadoras e mais interessadas em tecnologia do que as do século 20. Entre as mães do século passado, 75% acreditavam que uma pessoa só pode ser feliz se constituir família. O percentual de verdade dessa premissa cai para 66% para as mães da nova geração.

Em relação a tecnologia, 35% das mães da geração atual disseram que não imaginam a vida sem internet, contra 14% das que experimentaram a maternidade antes dos anos 2000. 63% das mães do século 21 disseram que adoram produtos de última geração. Entre as mais velhas, o percentual é de 38%.

O Estado brasileiro mais maternal é o Mato Grosso do Sul, onde 65% da população feminina é mãe. A cidade de Douradina, menor município do Mato Grosso do Sul, é campeã brasileira de maternidade! Lá, cada mãe tem, em média, quatro filhos. (Dados IBGE de 2010)

Confira a promoção para o Dia das Mães !
Promoção de produtos para o Dia das Mães – corra!!

Comemore, presenteie, valorize sua mãe

Embora seja essencial mostrar amor por ela todos os dias, o Dia das Mães é aquele em que você deve demonstrar mais carinho e fazê-la se sentir como uma rainha.

Por ser uma data tão especial, não pode passar em branco. Que tal levar sua mãe para almoçar, ou mesmo preparar um delicioso almoço para ela? E para completar, ofertar um presente pode ser muito significativo para sua mãe: demonstra que você se importa com ela, que a conhece bem, dispendeu tempo em procurar – e encontrar – exatamente  aquele mimo especial que é a cara dela – ou exatamente o que ela estava precisando!

Nossas dicas continuam porque toda mulher gosta de se cuidar e de se sentir bonita. Aqui no Laboratório Buenos Ayres temos muitas sugestões de produtos e ativos que vão deixar todas as mães felizes e muito mais lindas! Para cabelos, pele, saúde e até para as unhas.  Confira!