Para envelhecer com saúde, o segredo é começar a se cuidar o quanto antes

Já se imaginou com 80 ou 90 anos?

Que a idade vai chegar para todos é um fato. Mas como envelhecer de forma saudável é a pergunta que todos fazem. Fórmula mágica não existe. O que realmente traz resultados é a somatória de vários fatores que vão te ajudar a se manter saudável.

Chegar na terceira idade com qualidade de vida dependerá de um processo que foi construído durante toda a vida. Assim, quanto mais cedo os bons hábitos forem adotados, maiores são as chances de chegar bem e com saúde. Até 2060 o número de brasileiros com mais de 65 anos deve aumentar quatro vezes mais no Brasil.

Para lidar melhor com as características que fazem parte do envelhecimento basta seguir praticamente cinco pilares bem conhecidos de todos: Dieta saudável; Atividade física regular; Inserção social; Saúde emocional e Controle de doenças. Resumindo, o importante é ter hábitos de vida saudável.

Bons hábitos

Além dos citados acima, outros hábitos contribuem e muito para uma vida saudável.

Exercitar o cérebro: a leitura promove reflexão e ajuda a estimular o raciocínio, além de evitar a perda de memória.

Evitar tabagismo e a ingestão de álcool é essencial para uma vida saudável. Enquanto o álcool diminui a quantidade de vitamina A, o cigarro reduz o fluxo sanguíneo afetando na oxigenação dos tecidos da pele. Os dois ainda aumentam as chances de diabetes e hipertensão.

Beba pelo menos dois litros de água por dia – ou, de seis a oito copos . O baixo consumo de água leva muito facilmente à desidratação, principalmente nos mais velhos.

Dormir, no mínimo, oito horas por noite. Dormir pouco ao longo da vida pode trazer consequências no futuro, como aceleração do processo cognitivo, perda de memória e concentração.

Com a idade o sono muda. A vontade de dormir tende a chegar mais cedo, a duração do sono diminui e, geralmente, acorda-se com mais frequência durante a noite.

Segundo especialistas essa mudança é normal e faz parte de um desenvolvimento biológico. Isso acontece porque a melatonina, hormônio responsável pela regularização do sono, diminui com o passar dos anos.

Como já dissemos o importante, e que ajuda nesse processo, é cuidar da alimentação e fazer exercícios, consequentemente a qualidade do sono vai melhorar.

Alimentação

Para ter uma saúde livre dos males ao longo da idade deve-se ter uma alimentação completa, variada e muito bem balanceada.

Devem ser incluídos alimentos que possuam baixo teor calórico e que sejam ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais. Vale lembrar que durante o processo de envelhecimento, é muito importante que a pessoa mantenha um peso saudável. Dessa forma se evita o excesso de gordura corporal e as complicações de saúde que estão associadas a ele.

Reduzir o açúcar e o sal do dia-a-dia é tão importante quanto manter diariamente alguns alimentos essenciais

Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas. Limite esses alimentos a no máximo duas vezes por semana.

Exercícios

Está enganado quem acha que músculos só servem para aumentar a autoestima diante do espelho. Sem eles o corpo de qualquer ser humano acaba ruindo. Os ossos e os músculos sofrem com os avanços naturais do tempo. O envelhecimento traz perdas de resistência, disposição e força física, por isso, a prática regular de exercícios é essencial para prolongar o organismo sadio.

O exercício físico é um dos principais fatores para manter um corpo saudável. Já é sabido que quem pratica atividade física além de ter um bom condicionamento, tem a coordenação motora mais desenvolvida, mais resistência, previne doenças como osteoporose e problemas cardíacos. As atividades também aumentam os níveis de serotonina, evitando a depressão.

Para te inspirar selecionamos algumas modalidades que irão te ajudar a manter o corpo saudável:

→ Yoga, Pilates e Tai Chi Chuan – As três atividades são excelentes. Cada uma delas permite que haja evolução conforme seu ritmo. As práticas melhoram a flexibilidade e o equilíbrio. Também ajudam a aliviar dores, aumentam a concentração e a resistência. Os exercícios ainda são recomendados por serem relaxantes, reduzindo o estresse e a ansiedade.

→ Musculação – Para fortalecer os músculos e, muitas vezes, recuperar movimentos que foram se perdendo com o passar do tempo, a musculação é uma atividade recomendada nessa fase da vida.

→ Caminhada – A atividade é ideal para acelerar o pacato metabolismo que chega com a idade além de auxiliar na queima calórica. A caminhada ajuda o sistema circulatório e o respiratório a trabalharem de forma mais eficiente. Ela também fortalece os músculos, principalmente os das pernas. É recomendado ainda aproveitar a atividade para sociabilizar, interagindo com amigos e vizinhos, deixando a solidão para trás.

→ Hidroginástica – A hidroginástica é uma atividade em que o impacto é ainda mais baixo que a caminhada. Ela ajuda a fortalecer a musculatura e diminui a perda de massa óssea, sendo assim altamente recomendada para quem tem problemas ósseos e de articulação. Já o contato com a água causa vasodilatação nas vias respiratórias, o que diminui a sensação de falta de ar.

→ Alongamentos – É muito importante alongar-se antes de praticar qualquer atividade física. O alongamento pode ser feito em casa, na academia ou ao ar livre. Os alongamentos ajudam a prevenir lesões e mesmo uma sequência simples é capaz de trabalhar todo o corpo.

Orientações Profissionais

Para qualquer prática de atividade física recomenda-se um programa que inclua o desenvolvimento das aptidões de forma gradativa. Exames complementares são fundamentais junto a uma avaliação médica para que o profissional de educação física elabore um planejamento de exercícios de forma segura e prazerosa.

Consulte também um geriatra, focado na unica especialidade da medicina a estudar o processo de envelhecimento. É o médico que “sabe de tudo um pouco”. porque estudou Clínica Médica, Cardiologia, Psiquiatria, Neurologia, Pneumologia, Nefrologia, etc. O geriatra é capaz de prevenir, avaliar e tratar doenças de  diferentes partes do nosso corpo; além disto, como conhece várias áreas da medicina, sabe onde seu conhecimento termina e onde deve contar com o auxílio de um especialista para encaminhar o paciente de forma correta.

A idade mínima para visitar o geriatra não começa com “enta”. Para homens o aniversário de 30 anos representa o início do declínio hormonal. Para as mulheres a chegada da menopausa aos 40 ou 50 anos é o alerta para buscar o especialista em envelhecimento e abandonar preconceitos e aceitar que a velhice virá.

Buenos Ayres indica

Atualmente vários suplementos vem ajudando a combater os efeitos do tempo no nosso organismo. O laboratório Buenos Ayres indica alguns deles:

 

A Canela de Velho é uma das plantas mais associadas a tratamentos naturais contra dores nas articulações. Seu segredo está no combo de fitoquímicos anti-inflamatórios que suas folhas ofertam. A Canela de Velho possui propriedades quem ajudam a aliviar os incômodos de enfermidades como artrose, a artrite reumatóide e inflamações nas articulações.

 

 

 Sucupira tem várias funções, combate ao excesso de ácido úrico do corpo, amigdalite, artrite, asma, debilidade orgânica, dermatoses, diabetes, inflamações, reumatismo entre outras. As sementes possuem flavonoides, cumarinas, saponinas, triterpenos, esteroides e óleo essencial. O óleo da semente de sucupira possui beta-cariofileno, substância química com atividade anti-inflamatória, antibiótica, antioxidante, anti-carcinogênica e anestésica, o que comprova as propriedades medicinais da planta.

 

 

Para dormir bem, o Prosleep é um poderoso antioxidante que neutraliza os citocinas inflamatórias relacionadas ao estresse oxidativo, reduz a degradação do triptofano, mantendo os níveis de serotonina e melatonina, evitando os distúrbios do sono. Ele possui efeito neuroprotetor, através da ação antagonista sobre os receptores de glutamato promovendo relaxamento necessário para iniciar o sono.

 

 

Fale conosco!

Tem alguma necessidade especifica? Solicite um atendimento individualizado preenchendo o formulário abaixo:

xxxxx

 
 


 

 

 

Tags In
44 / 69
WordPress Theme built by Shufflehound. Laboratório Buenos Ayres
CNPJ: 60.853.694/0001-31
Rua Sergipe, 120, Consolação, CEP 01243-000, São Paulo-SP
RT: Marisa Marques, CRF 12246