O sonho da faculdade, de uma carreira, de um futuro promissor está perto

Vem aí as provas do Enem e do vestibular! Começar a cuidar da saúde agora fará toda a diferença nos resultados

Educação é reconhecidamente um dos principais fatores que propiciam o desenvolvimento da sociedade. Ingressar na faculdade é o sonho de muitos porque é a partir do ensino superior que os jovens têm uma oportunidade de alçar grandes vôos e, muitas vezes, mudar a realidade das suas famílias.

A fase pré-vestibular é um período que deixa os estudantes bastante apreensivos. Apesar da pouca idade, eles precisam escolher caminhos que definirão seu futuro: é um momento decisivo que, para muitos, é o passaporte para uma vida melhor.

Estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) indica que, no Brasil,  os salários das pessoas com formação superior  tende a ser mais do que o dobro do que daquelas que possuem apenas o ensino médio completo. E os valores podem ser até quatro vezes maiores para quem possui mestrado ou doutorado.

E a concorrência é grande: só neste ano mais de 6 milhões de jovens se inscreveram no Enem, que hoje é usado como parte do processo seletivo de mais de mil Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Sua nota ainda é critério fundamental  na seleção de bolsas para programas do governo federal, como o Sisu, Prouni e Fies

Não perca tempo!

O ano voa, então está mais do que na hora de você ou seu filho se organizarem para obter os melhores resultados possíveis tanto nas provas do Enem em novembro, quanto para os vestibulares que começam a acontecer no mesmo período.

E nada de desespero. Temos aqui várias dicas para controlar a ansiedade de quem está se preparando para as provas e ajudar a criar um planejamento na hora dos estudos.

Dedicação, algumas horas de estudo por dia  e muita disposição. Essa é a rotina dos que desejam ingressar na faculdade no próximo ano.

Metas diárias. Estabelecer metas diárias de estudos ajudam na preparação e evitam que o estudante perca muito tempo em um tópico e deixe de estudar outro.

Local de estudo. É importante ter um local exclusivo para estudos com material necessário e de fácil acesso, evitando a perda de foco. Ele deve ser calmo e silencioso, sem interferências externas como barulhos e conversas.

Conteúdo organizado. Ter em mãos o material a ser estudado evita perda de  tempo.

Aprender com o passado –  muitos sites disponibilizam provas de anos anteriores e isso ajuda a testar conhecimentos identificar pontos para intensificar os estudos;

Leitura atenta – A interpretação de texto costuma ser o item que mais atrapalha os estudantes. Incluir o hábito da leitura no cotidiano pode ajudar.

 

Acompanhar o noticiário – temas sobre atualidade caem tanto no vestibular quanto no Enem. Saber o que acontece no Brasil e no mundo ajuda na hora de responder as questões de atualidades e também no desenvolvimento da temida redação.

Alimentação, um capítulo à parte

Uma alimentação saudável e equilibrada  contribui para o aprendizado. Alguns alimentos estimulam a memória, o raciocínio e ajudam até a melhorar a concentração. Manter uma rotina alimentar, com alimentação equilibrada e em horários adequados, ajuda muito! E as diferenças já podem ser notadas na saúde e na concentração a partir do segundo mês de rotina alimentar, afirmam os especialistas.

Pelo menos uma vez na semana é importante acrescentar nozes, chia, linhaça ou peixes como sardinha, atum e salmão na refeição. Eles são ricos Õmega 3, um nutriente essencial para o estudante principalmente por causa do DHA , presente em sua composição, que possui ação antioxidante,  favorece a cognição e as conexões entre os neurônios, beneficiando a memória, a atenção e o raciocínio.

Vitaminas do complexo B são fonte de energia, melhoram a memória e auxiliam na comunicação dos neurônios e no desenvolvimento deles. Está presente principalmente em proteínas animais (carne vermelha, aves e ovos) em leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico, e nas sementes, como nozes, castanhas e amêndoas.

Cereais integrais evitam a sonolência depois do almoço e deixam o estudante mais alerta. Isso porque isso porque as fibras presentes nos  carboidratos integrais ajudam a liberar glicose no organismo aos poucos. A falta de carboidratos prejudica a memorização, a concentração e o aprendizado. A indicação é consumir arroz, pão e macarrão integral, além de aveia e grãos.

Incluir chá pode contribuir e muito nesse período, como é o caso da sálvia que aumenta o poder de concentração em até três horas. O ideal é Ingerir meia hora antes dos estudos. O café e os chás preto e verde combatem a fadiga mental e ativam o sistema de alerta. Já o chocolate – principalmente aqueles com pelo menos 50% de cacau –  ajudam a aliviar o estresse. Mas sem excessos!

Suplementação 

Para dar uma força-extra aos estudantes, a equipe farmacêutica do Laboratório Buenos Ayres tem sugestões que podem ajudar nesse período de preparação para as provas, com ativos especialmente selecionados para melhorar concentração, memória e atenção.

 

Rhodiola rosea, também conhecida como Raiz de Ouro, é uma erva medicinal tradicional na China, usada para promover a vitalidade física e cognitiva. 

Pesquisas demonstraram que ela melhora a capacidade de memorização e concentração por períodos mais prolongados. Ela aumenta a atividade bioelétrica do cérebro o que melhora a sua energia para a concentração e a retenção memória.

 

 

Colina com Inositol – ambos da família da Vitamina B, são suplementos alimentares importante para a formação de células saudáveis. 

Juntos vão atuar em distúrbios da memória e na nutrição das células cerebrais,  auxiliando na transmissão dos impulsos nervosos,  melhorando a comunicação cerebral, memória e inteligência

 

 

Ômega 3 – favorece a comunicação entre os neurônios e, assim, melhora a concentração, memória e o aprendizado em geral. 

O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada muito benéfica para a saúde que infelizmente não é produzida pelo nosso organismo, devendo ser obtida através da alimentação ou suplementação. 

Nosso Ômega 3 é duplamente filtrado sendo livre de mercúrio e metais pesados. Além disso, possui altos índices de EPA e DHA (33/22).

 

Fale conosco!

Está se preparando para alguma prova ou concurso? Tem estudante em casa sonhando com o vestibular? Nossa equipe farmacêutica está sempre à sua disposição para entender sua necessidade de saúde e orientar corretamente. Basta preencher o formulário abaixo e solicitar atendimento.

 

 
 


 

 

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