Fim das férias: vamos detoxificar?

De vota à rotina, mais leve e com mais disposição 

Não há quem não extrapole pelo menos um pouquinho nas férias. Ainda mais com esse inverno que andou baixando as temperaturas. E, mesmo quem não conseguiu tirar férias nessa época, um simples final de semana abastecido com fondue ou queijos e vinho, por exemplo, é capaz de promover peso na consciência – e também, na balança.

Claro que este também é um período de relaxar, deixar as preocupações de lado, mas muitas pessoas acabam usando esse momento para exagerar e, consequentemente, vem algum ganho de peso. Mesmo uma curta interrupção das rotinas de alimentação e exercício físico pode resultar em alguns desconfortos como inchaço e desordens digestivas.

Em média, um adulto deve consumir entre 2 e 3 mil calorias por dia. Um aumento de mil calorias na dieta diária pode converter-se num adicional de 60 a 80 gramas de massa corporal. E esse limite é muito fácil de ultrapassar:  um simples pedaço de brownie tem 500 calorias! Ao fim de uma semana, extrapolando um pouquinho aqui, outro ali, diariamente, estamos falando em pelo menos 7.000 calorias adicionais, que podem se converter em 1 ou 2 quilos a mais na balança sem que você perceba.

Foco na recuperação

Mas não precisa entrar em pânico: tudo pode voltar o normal se você tiver disciplina. Nosso organismo é sábio e tem a incrível capacidade de se desintoxicar por meio de suas vias naturais. Mas você pode dar uma força-extra começando a se preocupar com o equilíbrio das suas refeições. A melhor forma de comer mais saudável é montar uma refeição bem colorida. Ela deve conter carboidrato, proteína e gordura saudável. 

Tome um copo de água ao acordar (em jejum). Essa prática tem inúmeros benefícios. Você fica com a sensação de que está limpando seu organismo todos os dias de manhã. Isso auxilia na restauração do corpo e até na cura de algumas doenças. Além de muitos outros benefícios como melhorar as funções cerebrais.

Coma alimentos ricos em magnésio, esses alimentos ajudam o corpo a lidar com a sobrecarga de estresse das férias. Espinafre, banana, abacate, chocolate amargo, amêndoas e sementes de abóbora são alguns alimentos ricos em magnésio.

Alimentos alcalinos são muito nutritivos.  Basicamente são compostos pelas frutas, verduras, legumes e nozes. Limão, couve, pera, nozes e salsa. Eles podem ajudar a reduzir inflamações, regular o nível de pH do corpo e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Inclua alimentos ricos em fibras, antioxidantes e probióticos, como os leites fermentados e os iogurtes com lactobacilos. Os probióticos restauram a flora e melhoram o funcionamento do intestino. Já os antioxidantes ajudam a detoxificar o organismo e estão presentes em frutas e vegetais, como kiwi, laranja, morango, amora, uva, goiaba, brócolis, agrião, mostarda, rabanete, repolho, rúcula, alho, cebola e tomate.

Bons hábitos à mesa

Essas práticas também vão te ajudar a saciar mais rápido.

Demore pelo menos 20 minutos para comer, este é o tempo médio que o cérebro leva para que o centro de saciedade seja ativado.

Use talheres menores isso faz com que a refeição seja mais lenta.

Mastigue com calma e saboreie os alimentos, assim prestará atenção no que come e conseguirá diminuir a quantidade.

Repouse os talheres entre uma garfada e outra, isso também ajudará a comer mais devagar e consequentemente a saciar mais rápido.

Detox

Para recuperar o pique das atividades do dia a dia, o organismo precisa estar bem nutrido. Então, a dica para quem quer eliminar as toxinas adquiridas com os excessos, são as dietas detox ou desintoxicantes. Comece retirando, por um período de até três dias, alimentos que contenham qualquer tipo de farinha branca (massas, biscoitos, pães), cafeína (café, Coca-Cola, chimarrão, chocolates), açúcar refinado (doces, bolos, açúcar de mesa), gorduras saturadas (leite integral, manteiga, queijos amarelos, frituras, gordura de carne vermelha), além de não consumir produtos com corantes e retirar os industrializados em geral.

Nesse período, abuse dos farelos e grãos integrais como linhaça, chia, amaranto, quinoa; frutas e verduras;  peixe, iogurte, condimentos como pimenta, gengibre, azeite de oliva e não esqueça de beber muita água. Tudo isso vai ajudar a “limpar” o organismo, melhorar o metabolismo e a função intestinal. Essa é uma forma saudável de compensar períodos de exagero alimentar, mas nunca faça dietas restritivas, com longos períodos sem comer ou que retiram totalmente algum nutriente da deita.

Inclua mais folhas e vegetais: brócolis, repolho, couve-flor, nabo, rabanete, agrião e couve-de-bruxelas são alimentos purificantes e ajudam a neutralizar o efeito nocivo das toxinas encontradas em corantes, conservantes e outros componentes dos industrializados. E aproveite o tempo mais frio para incluir as sopas no seu cardápio, pelo menos no jantar: nutritivas, com muitos legumes, leves e de fácil digestão.

E por último, mas não menos importante,  o suco funcional – ou suco verde. Ele nao ficou famoso à toa. Tem muitos benefícios em um único copo:  diurético, termogênico, protetor hepático, sendo perfeito para ajudar a “limpar” os excessos das férias. É só bater couve, água de coco, limão, gengibre, aipo, chá verde ou de hibisco e uma fruta, como a maça verde ou abacaxi num liquidificador. E pronto!

Ajuda Extra

O Laboratório Buenos Ayres também tem sugestões de ativos para te ajudar a voltar mais rápido à sua forma física e com muito mais disposição para enfrentar a rotina.

 

Uma dica da nossa equipe farmacêutica é a fórmula Lipo-Detox, composta por CactiNea, Morosil e Altilix. Cada um desses ativos possui indicações seguras e importantes quando o foco é detoxificação.

Essa combinação também tem o beneficio do efeito antioxidante e proporciona uma ação diurética segura, com eliminação do excesso de líquidos e toxinas, porém sem a perda de minerais.

 

Outra sugestão é o Saffrin, extrato do açafrão que auxilia na perda de peso associado com o controle da saciedade, redução do estresse, diminuição da ansiedade e na inibição da recaptação de serotonina, que é um neurotransmissor responsável por regular o sono, apetite e o humor.

Saffrin apresenta também atividade antioxidante, digestiva, anti-inflamatória e tem sido utilizado no tratamento de transtornos cerebrais para o controle do estresse e benefício no tratamento da depressão.

 

 

Quer outras sugestões?

Nossa equipe conta com mais 20 farmacêuticos especialistas que estão à sua disposição e podem ajudar sua saúde e bem-estar.  Se deseja um atendimento individualizado, basta preencher o formulário abaixo que faremos contato rapidamente!

 


 

53 / 69
WordPress Theme built by Shufflehound. Laboratório Buenos Ayres
CNPJ: 60.853.694/0001-31
Rua Sergipe, 120, Consolação, CEP 01243-000, São Paulo-SP
RT: Marisa Marques, CRF 12246