Hot

As indesejáveis manchas na pele

Não deixe que elas revelem sua idade, rejuvenesça!

Passou dos 20 anos, tomou sol demais sem proteção e não se cuidou na adolescência? E agora as consequências se fazem presentes na sua pele como as rugas e as indesejáveis manchas?

Mas tudo tem jeito!

É possível trazer de volta o viço e o rejuvenescimento da pele. Basta saber cuidar para evitar ou reverter esses transtornos que incomodam tanto, principalmente  as mulheres, que aliás são as mais afetadas pelas manchas: certa de 90% delas sofrem com esse problema, principalmente aquelas com tons de pele mais escuro.

Conhecendo as manchas (melasmas)

Não importa o tom da pele: todas as pessoas estão sujeitas a ter manchas. E os primeiros aparecimentos vêm com a idade. A partir dos 30 anos,  ou às vezes até um pouco antes, surgem algumas irregularidades de pigmentação na pele. A maioria delas tem um tom acastanhado e costumam estar relacionadas com a exposição ao sol sem proteção, o que altera a melanina do nosso corpo: por isso foram batizadas de Melasma.

Os melasmas aparecem quando os melanócitos (responsáveis pela produção dos pigmentos da pele que nos protegem dos raios UV) produzem melanina em excesso. Isto acontece normalmente quando a pele fica danificada em alguma área e acaba por haver uma acumulação de pigmento. Esse acúmulo pode ficar somente superficialmente na epiderme, quando é mais facilmente tratado, ou  chegar até à derme – a camada mais profunda – o que acaba por tornar o tratamento mais difícil.

A maior parte das pessoas com manchas na pele possui um histórico de exposição diária ou intermitente ao sol, sem proteção, infelizmente. Mas há outros fatores que podem aumentar o risco: predisposição genética, alterações hormonais como a acne, gravidez (chamada de cloasma), menopausa, dietas erradas, distúrbios da tiroide, pílulas anticoncepcionais, os hormônios da gravidez e medicamentos e cosméticos fotossensibilizantes estão entre mais comuns.

Hábitos que ajudam a deixar sua pele livre de manchas

Usar protetor solar diariamente – o protetor solar é o melhor amigo da sua pele. Ao barrar a entrada dos raios UVA e UVB do sol nas partes expostas do seu corpo, ele ajuda a prevenir o câncer de pele, evita o envelhecimento precoce da pele e impede que a pele ganhe manchas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as pessoas usem protetor solar com FPS mínimo de 30, independentemente do tom da pele. Ele deve ser aplicado no mínimo duas vezes ao dia: uma logo pela manhã e outra no começo da tarde. Mas, se você estiver exposta diretamente ao sol, a reaplicação deve ser repetida a cada 3 horas.

Não cutucar cravos e espinhas – espinhas e cravos devem ser tratados com produtos indicados jamais espremê-los, pois essa “mania” causa inflamações, e toda inflamação cutânea pode resultar em manchas com maior facilidade.

Usar cremes com os princípios ativos adequados – Ao lado do filtro solar, os cremes de tratamento são fortes aliados na manutenção da pele sem manchas. Os princípios ativos que você deve procurar nos rótulos são os ácidos retinoico, glicólico, kójico e ferúlico, a vitamina C, a hidroquinona e o resveratrol.

Hidratar a pele – A pele hidratada é menos sensível e menos suscetível às agressões do sol, o que não significa, de maneira alguma, que você não deva usar o protetor solar. Para manter a hidratação, comece prestando atenção à temperatura da água do banho quanto mais fria melhor. Ao sair do banho, aplique um hidratante adequado ao seu tipo de pele. Espere que a pele o absorva e só então passe o creme de tratamento e, depois, o protetor solar. Ah, a maquiagem só vem depois de todos eles, tá?

Consumir alimentos ricos em carotenoides – O carotenoide diminui a oxidação causada pelos raios UVA e UVB e reduz as inflamações relacionadas ao sol, que ativam a hiperpigmentação. Os alimentos mais ricos em carotenoides são mamão, laranja, cenoura, abóbora, damasco e manga. Inclua-os em seu cardápio.

Tratamentos

Os tratamentos para melasma variam, mas é importante que o paciente sempre se proteja contra os raios ultravioleta,  além dos procedimentos para o clareamento e o uso de medicamentos tópicos e/ou orais, não esquecendo de ter sempre o acompanhamento médico.

De acordo com dermatologistas, para se ter um bom resultado é necessário dedicação, pois o tratamento é longo e contínuo, mas com resultados efetivos  já a partir de dois meses.

O Laboratório Buenos Ayres possui alguns ativos que ajudam a clarear a pele e a mantê-la livre de mancha de forma saudável, trazendo de volta o rejuvenescimento que tanto queremos:

 

Gel Clareador com GranactiveRetinoid – a revolução do ácido retinóico, não agride a pele e pode ser usado em todas as estações. Desenvolvido para redução de manchas e clareamento da pele do rosto, promovendo o rejuvenescimento e a hidratação da pele.

A formulação gel também conta outros ativos importantes: Kójico Dipalmitato, um clareador que inibe a formação de melanina, previne o fotoenvelhecimento e a formação de rugas; Ácido Fítico, que também tem ação inibidora da melanina, além de ser um antioxidante e com ação anti-inflamatória e hidratante, Nicotinamida, uma forma da vitamina B3, que melhora a textura da pele, regula a produção das glândulas sebáceas e tem ação anti-inflamatória e o Alfabisabol, ativo natural obtido pela destilação do óleo de candeia, com ação anti-inflamatória, bactericida e cicatrizante.

Sérum de Vitamina C com Ácido Hialurônico  Poderosa fórmula antioxidante e antienvelhecimento, que reduz e previne rugas e manchas, melhora a firmeza, a elasticidade e a hidratação da pele, além de protegê-la dos radicais livres e das agressões ambientais

A Vitamina C, indispensável na atividade das células e no bom funcionamento do organismo, estimula a produção de colágeno, protege a pele da ação dos radicais livres e inibe a ação da melanina, o que resulta em clareamento e uniformização do tom da pele, além de ter ação anti-inflamatória, entre outros benefícios.  Já o Ácido Hialurônico, tem alta capacidade de atrair e reter água, condição essencial para manter a pele hidratada e tonificada. Além disso, facilita a cicatrização, a regeneração e a renovação da pele, contribuindo para redução e prevenção de rugas e manchas.

Quer novas sugestões?

Nossa equipe, que conta com mais de  20 farmacêuticos, está sempre à sua disposição para que você obtenhas os melhores resultados em seus tratamentos e ajudar a cuidar da sua e bem-estar.

E, caso queira uma sugestão individualizada, feita sob medida para você, basta preencher o formulário abaixo.

 
 


 

 

60 / 63
WordPress Theme built by Shufflehound. Laboratório Buenos Ayres
CNPJ: 60.853.694/0001-31
Rua Sergipe, 120, Consolação, CEP 01243-000, São Paulo-SP
RT: Marisa Marques, CRF 12246