O Dia Mundial da Amamentação, comemorado no dia 1º de agosto desde 1992 em mais de 150 países, foi criado pela Aliança Mundial de Ação em Aleitamento Materno (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA).

Em abril deste ano o mês de agosto foi instituído como Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado, para intensificar ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

Amamentação: um bem para toda a vida!

Não existe imagem mais fofa e que defina tão bem a relação de amor entre mãe e filho do que a cena de um bebê tranquilo e acolhido mamando no peito. Não é mesmo?

Já está mais do que provado que a amamentação traz incontáveis benefícios para a saúde física, tanto para a mulher quanto para o bebê. Isso sem falar dos ganhos emocionais que também são enormes com esses momentos únicos. Eles não só criam como fortalecem, a cada mamada,  os vínculos emocionais entre mãe e filho.

Em qualquer hora ou lugar, o leite materno está sempre pronto, sem impurezas, na temperatura certa para o bebê e é de graça. Quer mais praticidade do que esta para alimentar seu baby?

Força protetora

Você já deve ter ouvido muitas vezes, mas nunca é demais repetir que o leite materno previne alergias, infecções e até a obesidade infantil, um dos grandes problemas de saúde pública da vida moderna.

As células anti-infecciosas presentes no leite materno são capazes de proteger o organismo do bebê contra várias infecções, entre elas as diarreias, umas das principais causas mundiais da mortalidade infantil.

Além de fortalecer o sistema imunológico do bebê, mamar no peito também auxilia no desenvolvimento da fala, já que a posição da boca nos mamilos e a sucção estimulam os pontos responsáveis pela produção dos fonemas (unidades dos sons de uma língua).

O exercício adequado da musculatura da boca também ajuda na respiração, na deglutição (ato de engolir) e na mastigação.

As crianças amamentadas no peito da mãe têm ainda menos risco de adquirirem asma. Estudos também mostraram que as crianças que desde cedo tomam o leite de vaca aumentam as chances de se tornarem alérgicas, uma vez que as proteínas desse leite estão associadas à dermatite, rinite, sinusite e amigdalite.

Alimento completo

Por isso tudo o leite materno é considerado um alimento completo. Aliás, completíssimo. Tanto, que os médicos são unânimes em prescrever o leite materno como alimento único até os 6 meses de idade. O bebê não precisa nem tomar água.

Ele contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares e proteínas ideais para o sensível organismo do bebê. É a composição mais equilibrada de substâncias que não se encontra no leite de vaca ou em qualquer outro leite.

Fraco? Que nada

Os especialistas também afirmam: não existe leite fraco. Muitas mulheres são levadas a pensar isso, principalmente quando o bebê quer mamar várias vezes, demora muito para mamar ou ainda quando ele não está engordando tanto quanto a mamãe gostaria. Mas tudo isso não passa de mito.

No primeiro mês,as mamadas são mais frequentes mesmo. Além disso, como o leite é de fácil digestão, é normal a criança querer mamar mais vezes.

O bebê precisa mamar um peito até o fim antes de passar para o outro.  É que o leite do início da mamada é mais ralinho, pois contém mais água, menos gordura, mais vitaminas e sais minerais e grande quantidade de fatores de defesa. Já o leite do fim da mamada é mais grosso, pois tem mais gordura e ajuda a engordar.

Na verdade, o bebê é quem escolhe o horário e quanto tempo vai durar a mamada, mas mamadas muito longas podem significar “pega” incorreta. Vale conversar com o pediatra.

Isso que é conexão

Além de fazer um bem danado para a saúde física do bebê, os laços que se criam entre mãe e bebê são um dos mais valiosos benefícios.

Para muitos desses vínculos a fisiologia tem explicação. Como o recém-nascido só consegue focar rostos e objetos a uma distância de até 30 centímetros, a proximidade durante amamentação permite que o bebê consiga visualizar e se familiarizar com o rosto da mamãe.

A amamentação também estimula outros sentidos do bebê ao ter contato com o corpo da mãe, ao ouvir bater seu coração e até ao sentir seu cheiro. O prazer ao sugar e o acolhimento da mãe fazem com que o bebê se sinta amparado e protegido.

Com certeza, a ligação afetiva e a segurança emocional que a amamentação proporciona são ganhos para toda a vida.

Muito bom para a mulher também

A natureza sabe mesmo ser justa e generosa. Amamentar logo que o bebê nasce diminui o sangramento, prevenindo a anemia da mulher, e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal. Isso acontece porque durante a amamentação aumenta a produção da ocitocina, substância que ajuda o útero a se contrair.

Amamentar também ajuda a eliminar aqueles quilinhos adquiridos. A produção diária de leite gasta em média 750 calorias, praticamente o mesmo que uma hora de ginástica aeróbica.

Quer mais? As mães que amamentam têm menos risco de desenvolver câncer de mama e de ovário, além da síndrome metabólica, um conjunto de fatores de risco para doenças coração, pressão alta e resistência à insulina.

Autoestima lá em cima

Que tal aproveitar esta fase em que você está transbordando amor e afeto para se cuidar e jogar a autoestima pro alto?

Você pode começar combatendo aquelas estrias que resultaram da gravidez, especialmente nos seios, na barriga e nas coxas, mas saiba que você não é a única. Elas afetam a grande maioria das mulheres e são causadas na gravidez pela distensão da pele por conta do rápido ganho de peso e também pelas alterações hormonais.

Hoje, existem opções de cremes específicos para suavizar as estrias e que podem ser usados com segurança durante o período de amamentação.

Uma excelente opção é o creme antiestrias desenvolvido pelo Laboratório Buenos Ayres. Composto por óleo de amêndoas, manteiga de karitê, pró-vitamina B5 e o ativo hidroxiprolisilane (com silício orgânico), o produto estimula a formação de colágeno e elastina, melhora a firmeza e textura da pele e atua suavizando e prevenindo estrias. Além disso, o silício orgânico é reconhecido por suas propriedades regeneradora e restauradora da firmeza e da tonicidade da pele.

De textura rica e nutritiva, você pode aplicá-lo após o banho em todo o corpo, massageando especialmente as áreas com estrias.

___________________________________

Quero saber mais sobre o creme!

___________________________________