O melhor cardápio para sua a vida

Fala sério! Grande parte das melhores lembranças que carregamos tem como cenário e, muitas vezes, protagonistas, mesas postas com muita cor, cheiro e sabor: as tardes com bolinhos, os almoços em família, as celebrações. Enfim, a alimentação, que tem a função de manter a vida, de quebra, tem o poder de nutrir as nossas mais profundas emoções.

Ninguém questiona que a alimentação tem um papel fundamental para manter a nossa vida. Precisamos dela para dar conta de fornecer energia e todos os nutrientes para manter o nosso estilo de vida. Aí é que está a grande equação: adequar a sua alimentação ao seu estilo de vida.

Equilíbrio!

Os nutricionistas dizem que podemos comer de tudo, mas tudo não é sinônimo de bastante, mas de variedade. Só conseguimos manter nosso corpo em equilíbrio com uma alimentação saudável e completa. Lembre-se que os hábitos saudáveis reduzem os riscos de obesidade, hipertensão e diabetes.

Carboidratos e proteínas não devem ficar fora do seu prato. Os carboidratos têm a função de combustível para o corpo. Já as proteínas mantêm nossa musculatura e aumentam as defesas do organismo.

Educação alimentar começa cedo: inclua seus filhos na escolha dos alimentos

O corpo também precisa de vitaminas e minerais, o que podemos encontrar em diversas frutas e vegetais.

 

O que levar em conta

Como para tudo na vida, para uma alimentação saudável deve prevalecer o bom senso. Por isso, sempre considere:

Adequação: A alimentação deve ser adequada às diferentes fases de vida, suas atividades e a existência ou não de doenças.

Qualidade: Capriche no cardápio incluindo alimentos que satisfaçam as necessidades do organismo. Quanto mais nutritivos, melhor.

Quantidade: As porções no prato devem ser suficientes para atender as necessidades do corpo em todos os sentidos.

Harmonia: Sempre busque equilíbrio entre os nutrientes, tanto em quantidade quanto em qualidade.

Variedade: Seja democrático na seleção de alimentos, considerando e valorizando o fato de que cada um possui nutrientes diferentes.

Par perfeito

O que vai por cima ou por baixo, alvo de polêmica nas redes sociais, não importa. A verdade é que o arroz com feijão, base da alimentação no Brasil,embora muito excluídos por quem faz dieta, é considerado o como o “par perfeito” pelos nutricionistas

A combinação é rica em carboidratos, proteínas vegetais, fibras, vitaminas do complexo B e ácido fólico, além de minerais, como o potássio, ferro, manganês e zinco. Também tem poucas gorduras e é rica em compostos bioativos, que são rapidamente absorvidos pelo organismo.

Acompanhados de verduras e frutas, o arroz e feijão do dia a dia compõem uma escolha acertada. É só não exagerar. 

Uma boa dica para obter uma refeição diversificada e rica para suprir o que corpo necessita é procurar fazer pratos bem coloridos, já que as cores sinalizam também a diversidade de nutrientes.

Quando mudar os hábitos

Algumas pessoas, entretanto, por conta de obesidade, alergias ou intolerâncias, como ao glúten no caso dos celíacos, ou com níveis elevados de colesterol ou glicemia, precisam dar mais atenção ao que comem e, nesses casos, devem procurar a ajuda médica e de um profissional de nutrição.

Com saúde não se brinca! A alimentação pode ser uma grande aliada para a redução dos níveis de gordura e açúcar no sague, o que impacta diretamente na incidência de hipertensão, aterosclerose e a possibilidade de acidentes vasculares cerebrais.

Guia Alimentar

O Ministério da Saúde disponibiliza na internet Guia Alimentar para a População Brasileira. Esse guia foi elaborado em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde OPA) e a Universidade de São Paulo (USP)

Ele é um documento oficial que aborda os conceitos e recomendações de uma alimentação saudável para promover a saúde das famílias brasileiras. A publicação traz resumidamente 10 recomendações que devem ser consideradas por quem busca a boa alimentação.

Anote os 10 passos para uma alimentação adequada e saudável

 

Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação

2

Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias

3

Limitar o consumo de alimentos processados

4

Evitar o consumo de alimentos ultra processados

5

Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia

6

Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados

7

Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias

8

Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece

9

Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora

10

Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais

 

Reflita!

Filosofia, convicção, ideologia, modismos. São muitas as motivações que levam as pessoas a optaram por uma ou outra dieta. Lembre-se que, embora essa seja uma escolha pessoal, restrições severas podem ser perigosas para a saúde. Assim, procure um profissional de nutrição, que poderá orientar como compor um cardápio que respeite suas escolhas sem prejudicar sua saúde

O Guia de Alimentação seguiu alguns princípios, que reforçam que alimentação é bem mais do que ingestão de nutrientes e que quaisquer recomendações devem considerar características sociais, culturais e sustentáveis das práticas alimentares, como as condições de saúde da população, o impacto das formas de produção e distribuição de alimentos na sociedade e no meio ambiente, o respeito aos diferentes saberes e a importância da divulgação de informações confiáveis para que as pessoas possam ter autonomia para fazer suas escolhas.

Sua preocupação é com perda de peso?

Você sabia que existem fitoterápicos que podem ajudar a perder peso e emagrecer? E que podem ser manipulados como bombons, produzidos com chocolate funcional?

O 5 Hidroxitriptofano (5-HTP), um precursor do neurotransmissor serotonina, é encontrado nas sementes da Griffonia simplicifolia, uma planta natural do oeste da África. 

O 5-HTP auxilia a regular o humor e as emoções e é também o precursor da melatonina, que é sintetizada a partir de serotonina.  A deficiência do 5-HTP implica em redução da serotonina e por sua vez leva à depressão, descontrole do apetite, desordens obsessiva e compulsiva, fobia social e síndrome pré-menstrual.

Conheça nossos Bombons com Griffonia, que podem te ajudar na meta de perder peso clicando aqui ou na imagem abaixo:

Mas ainda podemos te ajudar mais!

Nós do Laboratório Buenos Ayres, no mercado desde 1946, oferecemos os melhores produtos manipulados e a atenção farmacêutica que você merece.

Você sabia que temos uma equipe de 20 farmacêuticos dedicados? E que temos especialistas à sua disposição para ajudar nas escolhas mais adequadas para sua saúde e bem estar?

Existem muitos ativos, fitoterápicos e suplementos alimentares que podem ajudar a melhorar a saúde, auxiliar a perder peso ou medidas, a melhorar o desempenho físico, por exemplo.

Quer falar com nossa equipe? Quer uma sugestão de formula individualizada? Basta preencher o formulário abaixo e aguardar nosso contato!