Crianças: como lidar com a birra na hora do remédio

Se a alimentação já é um dos grandes desafios na rotina de cuidados com uma criança, imagina seguir à risca um tratamento de saúde que, na maioria dos casos, implica em fazê-la engolir doses precisas de medicamentos que muitas vezes têm sabores pra lá de desagradáveis…

Conhecemos muito bem o quanto isso tem sido um dos grandes desafios para pediatras e também para papais e mamães clientes aqui do laboratório Buenos Ayres.  

Na hora de tomar comprimidos, cápsulas, gotinhas e xaropes, os pequenos costumam correr na direção oposta, virar a carinha, trancar a boca e chorar. Pior ainda, quando se consegue finalmente vencer a resistência, a criança cospe ou vomita. Lá se foi o resultado do tratamento.

Apelando para o lúdico

Existem algumas opções que os pediatras podem prescrever para driblar essas dificuldades, de acordo com o peso e a idade da criança, bem como o medicamento a ser administrado e a dosagem necessária. Uma delas é substituir a forma farmacêutica – e hoje há muitas disponíveis – por uma mais fácil de ingerir, com um sabor mais agradável ou até que remeta às guloseimas que as crianças tanto gostam.

Com o objetivo de oferecer alternativas para facilitar a ingestão de medicamentos pelas crianças, a Buenos Ayres vem investindo em  tecnologia, pesquisa e desenvolvimento para desenvolver as melhores formas farmacêuticas para os pequenos.

Microcápsulas

Trabalhamos com cápsulas bem menores do que o padrão – as mesmas que os veterinários costumam prescrever quando os pacientes são gatinhos, com boca bem pequena. Portanto, elas são bem mais fáceis de engolir!

Embora seja uma grande parcela dos medicamentos prescritos pelos médicos, os antibióticos e anti-inflamatórios orais não lideram as receitas para as crianças na Buenos Ayres. A maior parte das prescrições é de polivitamínicos para suprir carências nutricionais e produtos para aumentar a imunidade.

Nestes casos, a partir das quantidades necessárias de ativos  para uma dose de produto, é possível manipulá-lo em diversas formas, da tradicional cápsula ao irresistível chocolate. 

Entre as mais indicadas para crianças estão os envelopes com pós em sabores variados de dose única, que podem ser dissolvidos nas bebidas que elas gostam, como em sucos, iogurtes e outros.

Até chocolate

Pela versatilidade e pela grande aceitação, a calda de chocolate vêm sendo muito empregada na manipulação para incorporar polivitamínicos e minerais, como, por exemplo, o ferro, indicado para quadros de anemia, mas com um sabor metálico muito desagradável. 

Além das caldas, as formas altamente lúdicas não param por aí. Podemos recorrer às gomas, que são pastilhas mastigáveis que se assemelham àquela bala tão querida pelas crianças.

Não é guloseima

É importante reforçar que, embora todo aspecto lúdico envolvido, tanto os medicamentos quanto os suplementos só devem ser oferecidos às crianças com orientação de um profissional de saúde.

Além disso, devem ser respeitadas as dosagens e os horários indicados. Ao mesmo tempo em que pular horários pode comprometer o resultado esperado, há risco de intoxicação ao se exagerar na dose.

Vale lembrar também que, para evitar a ingestão acidental de superdosagens,  esses produtos devem ser mantidos bem longe do alcance das crianças.

Quer saber mais ou tem dúvidas sobre as variadas formas farmacêuticas, fale com a gente.