Homens: todo dia é dia de cuidar da saúde

Chegou mais uma edição da campanha Novembro Azul de mobilização para prevenção do câncer de próstata, organizada pela Sociedade Brasileira de Urologia desde 2008. Novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem porque dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O movimento teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina. A campanha é conhecida mundialmente como Movember – junção das palavras inglesas moustache (bigode) e november (novembro).

No Brasil, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre homens (28,6%), só perdendo para o de pulmão. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que em 2017 serão 61,2 mil novos casos. Em cada 10 homens com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. A boa notícia é que, quando diagnosticado no início, as chances de cura alcançam 90% dos casos.

Quando começar a se preocupar?

A recomendação é que todo homem deve consultar um urologista para avaliação inicial a partir dos 50 anos. O médico realizará e prescreverá exames e avaliará os fatores de risco para definir a periodicidade para novos exames. Em casos com histórico familiar, a preocupação deve começar mais cedo, por volta dos 45 anos.

Caso os exames confirmem o problema,  a escolha do tratamento mais adequado é individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um, que pode incluir até cirurgia para a retirada da próstata.

Além do histórico familiar, outros fatores de risco são sobrepeso e o fumo. Uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura contribui para diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam fazer atividade física, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar como medidas que ajudam a prevenir a doença.

Outros vilões da saúde masculina

É fato que homem não gosta de ir ao médico: em um período de dois anos, a probabilidade de um homem visitar esse profissional  é 50% menor do que as mulheres, comprovou uma pesquisa realizada em 2014 pelo Centro de Controle de Prevenção de Doenças dos EUA.

Embora a preocupação com o câncer de próstata seja legítima, a atenção com a saúde do homem deve levar em conta o risco de outras doenças.  Então, vamos aproveitar o momento e insistir para que redobrem atenção com sua saúde em outras questões, também, como os problemas cardíacos, que continuam sendo a principal causa de mortes em homens com mais de 50 anos.

As doenças relacionadas ao cérebro também estão entre as que mais afetam a saúde do homem, sendo o acidente vascular cerebral (AVC) uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. E ainda a hipertensão e o diabetes, que atingem muitos homens, especialmente os que estão acima do peso, também são fatores de risco para doenças cardíacas, problemas de visão, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e doença renal.

Maca Peruana para a saúde sexual. Clique na imagem para comprar

Mas quais as reais preocupações dos homens?

Avaliando as principais preocupações e questões dos nossos clientes, identificamos as três principais indagações masculinas feitas à nossa equipe farmacêutica: queda de cabelo, aumento de massa muscular e vida sexual.

Ponto para os homens! A preocupação com aumento de massa muscular costuma vir de homens que estão praticando exercícios. E, todos sabem, atividade física é fundamental para uma vida saudável. Um grande aliado nesse intento é o Follidrone, um inibidor da miostatina,  uma proteína presente no organismo que impede o  desenvolvimento da musculatura.

Saúde sexual é um dos fatores que mais contribui para a felicidade. Duvida? Pesquisa conduzida pela Oxford Economics em parceria com o Centro Nacional para Pesquisas Sociais do Reino Unido, apontou que o sono e o sexo causam o maior impacto em nossos níveis de felicidade do que dinheiro. Sim! E de acordo com essa mesma pesquisa, um aumento de quatro vezes na renda fez menos diferença do que estar satisfeito com a vida sexual.

Quer ganhar massa muscular? Nossa dica é o Follidrone. Vem saber mais e clique na imagem

Então, se essa é sua preocupação, nossa indicação é a Maca Peruana reconhecida por proporcionar o aumento do desejo sexual. Ela também pode ajudar em outras questões: em conjunto com uma dieta saudável, auxilia na perda de peso. Graças ao seu alto teor de fibras, consegue diminuir a velocidade da absorção da glicose, atuando também na prevenção de diabetes.  Da classe dos “adaptogenos”  a Maca Peruana é ainda uma aliada do sistema autoimune e da saúde dos ossos.

E por último, mas não menos importante, está a preocupação com a saúde capilar.  Nossa recomendação, então, são os produtos com a tecnologia TrichoTech™ , um fitocomplexo inteligente, que estimula o crescimento capilar, com moléculas  naturais que  atuam em todo sistema capilar: na raiz, no couro cabeludo e no fio do cabelo, fortalecendo os cabelos e evitando a queda. 

Conheça nossas sugestões para a saúde capilar clicando na imagem!

E antes que alguém critique, afirmamos categoricamente: não é só vaidade. É uma preocupação legítima e relevante. Com os cabelos em ordem, a autoestima melhora e, conseqüentemente, o homem fica mais predisposto a encarar os desafios diários – mesmo que seja a visita a um médico!