Feliz Dia das Mães!
Você com certeza já sabe que no próximo domingo, 13 de maio, será comemorado o Dia das Mães, uma das datas mais significativas e emotivas do nosso calendário.
Essa data tornou-se sinônimo de afeto, carinho e remete a uma série de sentimentos nobres como o reforço dos vínculos familiares, já que geralmente as famílias se reúnem com o objetivo de prestigiar as mães.
E não é de hoje que o Dia das Mães é homenageado
Os mais antigos povos da Idade Média já celebravam o Dia das Mães de formas variadas, cada um com suas crenças e costumes, relembrando suas figuras maternas e progenitoras. Da Grécia Antiga, aos povos romanos, passando pelo cristianismo até a Inglaterra no século XVII todos, de alguma forma, comemoravam o Dia das Mães.
Mas de fato o Dia das Mães começou …
Tudo começou no ano de 1905, quando a mãe de Anna Jarvis faleceu na cidade de Grafton, no Estado de Virgínia Ocidental. Anna, com algumas amigas, começou uma campanha para mostrar às outras crianças e jovens o quão importante era a figura da mãe.
Em 10 de maio de 1908, Anna conseguiu que a Igreja Metodista Andrews, de Grafton, celebrasse um culto em homenagem às mães. Esse acontecimento chamou a atenção do governador da Virginia que, no ano de 1910, chegou a definir o dia 26 de abril como o dia oficial do Estado em homenagem às mães. O gesto do governador estimulou outros representantes a fazerem o mesmo em seus estados. Esse fato, por sua vez, influenciou também o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson.
Wilson, orientado diretamente pela própria Anna Jarvis, estabeleceu a proposta de que o Dias das Mães fosse comemorado no segundo domingo de maio. Essa data oficializou-se em 1914 e logo se tornou internacional, sendo acatada também por outros países, entre eles o Brasil.
Dia das Mães no Brasil
Aqui em terras brasilis o primeiro Dia das Mães foi promovido pela ACM – Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 1918. Mas somente em 1932 essa data foi oficializada no país todo, pelo então então presidente Getúlio Vargas. Em 1947 o segundo domingo de maio passou a fazer parte também do calendário oficial da Igreja Católica.
Dados e curiosidades
O Brasil tem 67 milhões de mães, segundo pesquisa do Instituto Data Popular (2015), com idade média de 47 anos.
De acordo com a pesquisa, as mães do século 21 são menos conservadoras e mais interessadas em tecnologia do que as do século 20. Entre as mães do século passado, 75% acreditavam que uma pessoa só pode ser feliz se constituir família. O percentual de verdade dessa premissa cai para 66% para as mães da nova geração.
Em relação a tecnologia, 35% das mães da geração atual disseram que não imaginam a vida sem internet, contra 14% das que experimentaram a maternidade antes dos anos 2000. 63% das mães do século 21 disseram que adoram produtos de última geração. Entre as mais velhas, o percentual é de 38%.
O Estado brasileiro mais maternal é o Mato Grosso do Sul, onde 65% da população feminina é mãe. A cidade de Douradina, menor município do Mato Grosso do Sul, é campeã brasileira de maternidade! Lá, cada mãe tem, em média, quatro filhos. (Dados IBGE de 2010)
Comemore, presenteie, valorize sua mãe
Embora seja essencial mostrar amor por ela todos os dias, o Dia das Mães é aquele em que você deve demonstrar mais carinho e fazê-la se sentir como uma rainha.
Por ser uma data tão especial, não pode passar em branco. Que tal levar sua mãe para almoçar, ou mesmo preparar um delicioso almoço para ela? E para completar, ofertar um presente pode ser muito significativo para sua mãe: demonstra que você se importa com ela, que a conhece bem, dispendeu tempo em procurar – e encontrar – exatamente aquele mimo especial que é a cara dela – ou exatamente o que ela estava precisando!
Nossas dicas continuam porque toda mulher gosta de se cuidar e de se sentir bonita. Aqui no Laboratório Buenos Ayres temos muitas sugestões de produtos e ativos que vão deixar todas as mães felizes e muito mais lindas! Para cabelos, pele, saúde e até para as unhas. Confira!