Hot

Medicamento manipulado: muitas vantagens e benefícios para todo tipo de paciente!

Produto individualizado, produzido sob demanda especialmente para você

Nada como você precisar ou querer comprar uma roupa nova  e encontrar centenas de opções em shoppings e  grandes magazines, mas como são feitas em série, as medidas nem sempre  se adequam ao seu corpo: cintura, barra, punhos ou colarinhos. Resultado: se comprar, vai ter que fazer algum ajuste.  Muitas vezes, dependendo do que se deseja vestir, o melhor mesmo é fazer uma roupa sob medida, seja  naquela maison chiquérrima, na costureira caprichosa do bairro ou naquele talentoso alfaiate que seu colega de trabalho indicou. O mesmo vale para muitas outras necessidades e desejos, como sapatos, objetos de decoração, alimentação e até medicamentos.  

Diferentemente dos medicamentos industrializados, que são produzidos em grande escala, os medicamentos manipulados são aqueles preparados dentro do laboratório da própria farmácia pelo farmacêutico, a partir de uma receita prescrita por um médico ou um profissional habilitado, especialmente para um único um paciente, atendendo suas necessidades especificas e na melhor forma de uso, de acordo com suas preferencias ou especificidades.

Na receita, além dos ingredientes e quantidades, devem constar a forma que o medicamento terá (comprimido, cápsulas, líquido, outros) e o modo de usar.

Há relatos de que essa prática, chamada de farmácia magistral, foi introduzida no Brasil pelos jesuítas, que preparavam seus remédios com plantas medicinais nativas, baseando-se nos conhecimentos dos pajés das tribos locais.

 

  • Personalização dos tratamentos

Os medicamentos manipulados trazem diversos benefícios. Uma das principais é a personalização dos tratamentos, ou seja, eles são preparados de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa. Os rótulos também são personalizados e neles constam todas as informações do paciente e do medicamento. A partir dessa vantagem, podemos encontrar muitas outras. Veja:

 

  • Adesão do paciente

Uma pessoa que, por exemplo, não gosta ou não se adapta com medicamentos em comprimidos ou capsulas, pode contar com os mesmos ativos só que apresentados em outra forma de ingerir, como xarope, pó, gotas, shake, pastilhas, envelopes e até gomas ou bombons – o que pode tornar o sabor mais agradável.

  • Dose certa

Muitas vezes quando compramos um medicamento industrializado, alguns médicos podem recomendar partir o comprimido ao meio, por exemplo. Se houver erro na hora de partir, o risco é de superdosagem ou subdosagem. Na farmácia de manipulação, esse risco não existe, já que o medicamento é formulado e manipulado na dose exata para o tratamento de cada paciente.

 

  • Sem desperdício

Esta situação também é comum: o médico prescreve um tratamento com um determinado medicamento e, quando a pessoa vai à farmácia, descobre que o número de comprimidos da embalagem é menor do que o necessário para o período de tratamento indicado.  O pção seria a compra de duas caixas e isso, além do desperdício de dinheiro, traz o risco de que o medicamento excedente vá parar no lixo e contaminar o meio ambiente ou, pior, ficar esquecido em algum lugar da casa e colocar em risco de ingestão acidental por crianças.

 

  • Associação de ativos

Muitos tratamentos requerem não apenas um, mas vários medicamentos. E todo mundo sabe que não é fácil lembrar quais e os horários de tomar todos eles. Imagina poder vários ativos em uma unica  cápsula? Pois é, em muitos casos, é possível fazer uma só fórmula associando todos os ativos que a pessoa precisa tomar, facilitando bastante essa rotina, que precisa ser seguida corretamente para garantir o sucesso do tratamento.

 

  • Menos riscos de alergia

Outro exemplo é quando o tratamento requer o uso de um medicamento tópico, como uma pomada, loção ou creme para passar na pele, mas a versão vendida na farmácia contém fragrância, corante e uma maior quantidade de substâncias químicas empregadas para conservar o produto. Na farmácia de manipulação, o farmacêutico pode formular o mesmo medicamento sem fragrância e corantes e com redução de conservantes.

  • Acesso a tratamentos raros

Muitos medicamentos industrializados já disponíveis em outros países ainda não chegaram ou não foram liberados para venda Brasil. Nesses casos, a farmácia de manipulação é praticamente a única alternativa para esses tratamentos. O mesmo acontece quando a indústria encerra a fabricação de medicamentos.

 

  • Primeira mão

Atualmente, os ativos inovadores são lançados praticamente de forma simultânea no mundo todo e as farmácias de manipulação são as primeiras a ter acesso a essas inovações para incorporá-las em formulações.

 

  • Melhor preço

O fato de a relação de venda ser direta entre o formulador e o consumidor, sem a inclusão de alguns custos, como transporte e distribuição, os  medicamentos manipulados costumam apresentar um custo menor do que as versões industrializadas. 

 
 

 

Quer saber mais?

Nós do Laboratório Buenos Ayres, no mercado desde 1946, oferecemos os melhores produtos manipulados e a atenção farmacêutica que você merece.

Nossa equipe conta com mais 20 farmacêuticos especialistas que estão à sua disposição para explicar como nossas formulações podem ajudar sua saúde e bem-estar.

Quer melhorar a adesão do seu filho ao tratamento? Precisa de ajuda para o tratamento dos seus pais ou avós? Gostaria de saber de que maneiras o seu medicamento pode ser manipulado? Está interessada nos ativos que podem ser manipulados em gomas ou bombom?

Envie sua receita ou dúvida para nosso canal de atendimento:

 

 

 

 

62 / 69
WordPress Theme built by Shufflehound. Laboratório Buenos Ayres
CNPJ: 60.853.694/0001-31
Rua Sergipe, 120, Consolação, CEP 01243-000, São Paulo-SP
RT: Marisa Marques, CRF 12246